Como nunca mais voltar a fumar?

Perguntado por: ldamasio8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com frutas, verduras, legumes e prefira alimentos de baixa caloria. Para distrair a fome, chupe balas ou chicletes dietéticos. Beba sempre muito líquido, de preferência água ou sucos naturais sem açúcar.

Mas é fato que quem conta com ajuda profissional (médicos, terapeutas e outros) pode enfrentar menos dificuldades e ter mais chance de sucesso. Passar pelo processo sozinho não é impossível — você pode até conhecer alguns casos –, mas apenas uma minoria consegue parar de fumar sem ajuda.

Truques da mente
A irritabilidade e a ansiedade são apenas truques da mente. Para contornar esses sintomas, e diminuir a vontade de fumar, tenha sempre por perto algum objeto – ou de repente algo para comer. Ocupar as mãos é fundamental, já que o gesto habitual de fumar é o que mais causa a vontade.

Fumar camomila, assim como alguns outros produtos, pode ser a chave para abandonar o tradicional cigarro. Isso porque esses compostos têm menos nicotina quando comparados ao cigarro. Alguns têm até um nível zero.

Deixar de fumar de repente não é indicado. Mas pior do que deixar de fumar de repente, é continuar a fumar. Estão comprovados todos os prejuízos associados ao tabagismo. Fumar aumenta muito o risco de diversos cancros, nomeadamente o cancro do pulmão, bem como o risco de desenvolver um acidente vascular cerebral.

Afinal, por que é tão difícil largar o cigarro? De acordo com a oncologista Tatiane Montella, do Grupo Oncoclínicas, essa dificuldade se dá pela dependência química e social que o cigarro gera. Outro fator que dificulta o processo de largar o cigarro está relacionado a marcadores genéticos.

Redução de problemas como tosse, fadiga e falta de ar. O risco de morte por doença cardiovascular é reduzido pela metade. Os riscos de infarto do miocárdio e derrame são os mesmos de um não fumante. O risco de desenvolvimento de cânceres relacionado com o cigarro cai entre 30% e 50%.

A nicotina presente no cigarro é um componente altamente viciante, além de outros elementos químicos que também causam dependência. Há ainda um fator importante que prejudica o fumante na hora de abandonar o vício: a questão psicológica. “Quem fuma tem a sensação que o cigarro ajuda a enfrentar os problemas.

Os dois primeiros dias são os piores.

Ou seja: não são todos os fumantes que vão experimentar as mesmas sensações. E mesmo quando acontecerem, existe ainda uma ótima notícia: elas tendem a desaparecer em uma ou duas semanas. Em alguns casos, pode chegar a quatro semanas.

Como parar de fumar: 7 métodos que vão te ajudar

  1. Elimine os gatilhos do ato de fumar. ...
  2. Faça o momento de fumar ser menos prazeroso. ...
  3. Pare de fumar de uma vez só ...
  4. Pare de fumar aos poucos. ...
  5. Atrase o horário do primeiro cigarro. ...
  6. Utilize substitutos da nicotina. ...
  7. Busque ajuda médica e psicológica.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

A escolha entre uma das formas de terapia de reposição de nicotina (adesivo e goma de mascar) e bupropiona dependerá da avaliação individual do paciente pelo profissional. Não havendo contra-indicações clínicas, podem ser escolhidos os medicamentos acima, de acordo com a posologia e facilidade de administração.

Plantas que ajudam a diminuir a vontade de fumar

  • Ervas-de-São-Jorge. Mudar os pensamentos permite que a luta contra o vício seja menos dolorosa. ...
  • Ginseng. Só quem já passou pelo processo de abstinência sabe o desafio que é. ...
  • Aveia-comum. ...
  • Gengibre. ...
  • Hortelã