Como nordestino fala Pai?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O que é Painho: Forma carinhosa dos baianos e nordestinos chamar seus pais. Exemplo de uso da palavra Painho: A benção painho.

Uma expressão muito falada em toda região nordestina e, inclusive na Paraíba, é “massa”, que é quando se quer dizer que algo é bom, que está tudo bem.

Um xêro no cangote acompanhado de um beijo é o jeito nordestino de dizer "eu te amo!"

Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

BABA-OVO – puxa-saco, bajulador, babão. BABAQUARA – Matuto ou pessoa ingênua, tola, que não sabe de nada. BABAU – Prejuízo total, perda irrecuperável de alguma coisa.”Pagou serviço adiantado a operário ou advogado, babau, é dinheiro perdido!”. BADOGUE – O mesmo que baladeira ou estilingue”.

No nordeste, principalmente em Pernambuco, é usual o termo visse, corruptela de viste (verbo ver conjugado no pretérito perfeito do indicativo). É usado também como uma interjeição de reforço, sinônima de: viu. Exemplos: Tu visse a novela ontem?

Gabiru é uma espécie de rato e passou a ter, na linguagem comum, o significado de pessoa de baixa estatura.

Significado de ratin: Palavra muito usado no nordeste. Rato pequeno; algo pequeno, catito.

O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com a influência francesa depois de alguns anos. Com o tamanho e pluralidade do Brasil, é natural que pessoas das regiões sul e sudeste desconheçam esses termos.

Baixa da égua
Essa expressão significa o mesmo que dizer para uma pessoa se afastar, ir para um lugar distante porque está atormentando alguém. Essa expressão é muito usada em algumas regiões do Nordeste e Goiás.

Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.

Sujeito chato, otário, falso. Que se diz amigo, porém, fala mal de todo mundo e só exalta as suas qualidades. - Cara, esse Márcio é um prego mesmo!

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe. Na oração, assume maioritariamente a posição de vocativo.

1. Mainha. Forma carinhosa de bainos e nordestinos e a maioria dos nordestinos chamarem sua mãe. mainha, painho quer me bater!

“Vou chegando”: expressão utilizada para se despedir, significando “vou embora”; “Abestalhado” ou “abestado”: palavras utilizadas para chamar alguém de tonto, de trouxa ou de bobo; “Arre égua” ou “arriégua”: equivalente ao “uai” dos mineiros.

Significado de xêro: Variação nordestina para "cheiro".

Frequente shows típicos, experimente sua comida, ande de transporte público, vá ao mercado. Essas coisas do dia-a-dia o ajudarão muito na hora de trazer o sotaque para sua vida. Procure assistir a programas locais ou ver entrevistas com cantores ou pessoas que sejam nordestinos.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

arre égua: interjeição usada as regiões Norte e Nordeste do Brasil para demonstrar espanto. baixa da égua: lugar muito distante.

Após a segunda música McCartney saudou o público e usou a expressão tipicamente cearense "Vamos botar boneco!'', que quer dizer "fazer bagunça", "farrear", "chilique".