Como nordestino fala amor?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Um xêro no cangote acompanhado de um beijo é o jeito nordestino de dizer "eu te amo!" Se ajunte com quem faz seu coração bater mais rápido que cavalo participando de vaquejada. Amor é que nem cuscuz quentinho com manteiga derretida, às vezes entala, mas é gostoso.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.

A forma correta de escrita da palavra é mãinha, com til na primeira sílaba. Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

Ter os olhos puxados significa ter espaço menor entre a pálpebra superior e a inferior. Esse tipo de característica é muito comum entre povos que vivem no continente asiático, casos de chineses e coreanos.

COISAS PARA NÃO DIZER A UM NORDESTINO

  • “ Nem parece nordestino(a)…” ...
  • “ Baianada” ou “coisa de baiano” ...
  • “Que sotaque engraçado/forte/estranho!” O sotaque nordestino não é engraçado. ...
  • “Você é diferente!” Na mesma lógica da frase número 1: não me elogie ofendendo de onde venho. ...
  • “ Lá em cima/Tudo é Norte!/Tudo igual”

O que é Painho:
Forma carinhosa dos baianos e nordestinos chamar seus pais.

Reiterando a imagem de um Nordeste rude, áspero e violento, estruturou-se a identidade do homem nordestino. Internalizando inteiramente as características da terra, esse homem tornou-se hostil, árido e seco.

2. Boy. Típica expressão potiguar, “boy” é uma das formas mais comuns para se referir tanto a rapazes quanto a moças. Independe da idade e do gênero e é muito utilizada por lá, como em “boyzinho”, “boyzinha” ou “o boy” e “a boy”.

Espinhela caída – Diz-se de pessoa desanimada; desgostosa; deprimida.

arre égua: interjeição usada as regiões Norte e Nordeste do Brasil para demonstrar espanto. baixa da égua: lugar muito distante.

Orgulho-me de ser nordestina, não tenho vergonha de falar, somos um povo alegre temos historia para contar, não fale mal da minha cultura tenho orgulho de ser de lá! Só, fala mal de nordestino, quem não sabe da missa a metade, eu nunca vi um povo mais sofrido com tanta criatividade!

O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com a influência francesa depois de alguns anos. Com o tamanho e pluralidade do Brasil, é natural que pessoas das regiões sul e sudeste desconheçam esses termos.

No nordeste, principalmente em Pernambuco, é usual o termo visse, corruptela de viste (verbo ver conjugado no pretérito perfeito do indicativo). É usado também como uma interjeição de reforço, sinônima de: viu. Exemplos: Tu visse a novela ontem?

Significado de Tubi
Nome de um peixe fluvial.

Significado de ributaio: Sobras ou restos de uma determinado objeto...

A população do Nordeste é a segunda maior do Brasil, no entanto, a densidade demográfica dessa região é baixa porque ocupa uma extensa faixa territorial. Muitos nordestinos enfrentam grandes problemas sociais.

O Nordeste brasileiro representa a primeira zona de povoamento criada pelos conquistadores portugueses, que iniciaram a colonização a partir do litoral nordestino, que favorecia a ocupação em razão da presença de melhores condições naturais, como uma porção litorânea vastamente recortada, ideal para a navegação de ...