Como nomear uma cadeia?

Perguntado por: aguimaraes7 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os compostos orgânicos cíclicos (cadeia fechada) são nomeados adicionando à frente do nome o termo “ciclo”. As cadeias carbônicas ramificadas são nomeadas pela identificação de radicais previamente ao nome da Iupac.

A prioridade segue a seguinte ordem: grupo funcional, insaturação, ciclo, maior número de carbonos, maior número de ramificações.

São elas: Cadeia homogênea- nesse caso os anéis das cadeias possuem somente átomos de carbono. Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio. As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.

A nomenclatura dos compostos de funções mistas é feita sempre considerando apenas uma das funções como a principal, cujo prefixo será o único a fazer parte do nome da substância. As outras funções serão indicadas por meio de prefixos específicos.

A nomenclatura de um radical é formada pelo prefixo que indica a quantidade de carbonos seguido pelo sufixo -il ou -ila.

A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.

Os hidrocarbonetos cíclicos possuem em sua nomenclatura a palavra ciclo. Na presença de ramificações, elas devem ser numeradas a partir da ramificação mais simples no sentido horário ou anti-horário de modo que as demais recebam a menor numeração.

O que é Nomenclatura:
A nomenclatura de determinada area do saber, por exemplo, se diferencia por seguir uma série de regras e metodologias que são próprias da sua respectiva disciplina. Por exemplo, na nomenclatura dos seres vivos, em biologia, o nome das espécies deve sempre ser em latim.

A melhor forma para tirar uma dúvida em relação a nomenclatura de um composto químico é verificando o seu número CAS, o registro da substância. Todo número CAS é composto de 3 dígitos: com um sequencial de até 6 números no primeiro dígito; no segundo dois números; e no último, um número. Sempre seguindo esse formato.

Cadeia principal é a maior sequência contínua de átomos de carbono e que não precisam necessariamente ser representados em linha reta. A cadeia principal sempre deve conter o grupo funcional da substância, bem como o ponto de partida das ramificações e as insaturações, caso haja.

Resumo sobre a classificação das cadeias carbônicas
Podem ser normais (apenas com carbonos primários e secundários) ou ramificadas (presença de carbonos terciários e quaternários). Podem ser abertas (se os carbonos da extremidade não se ligam) ou fechadas (se os carbonos da extremidade se ligam).

A definição comumente utilizada para classificar exercícios em cadeia cinética é a de que, se o segmento distal estiver livre para se mover no espaço e não sustentar o peso corporal, a cadeia é considerada aberta, e na ocorrência do contrário a cadeia é considerada fechada (3, 4).

Depois que a cadeia principal foi escolhida e numerada, todas as cadeias restantes são consideradas ramificações. O nome dessas ramificações deve vir antes do nome da cadeia principal, em ordem alfabética e com o número do carbono do qual a ramificação está saindo.

As cadeias carbônicas ramificadas são nomeadas pela identificação de radicais previamente ao nome da Iupac. Nessas estruturas, deve-se identificar a cadeia principal e associar números aos carbonos para a correta localização da posição do radical.

Significado de Cadeia
substantivo feminino Ligamento formado por anéis metálicos presos uns aos outros; corrente. Local usado como prisão ou para encarcerar bandidos; cárcere, xadrez. Tipo de algemas usadas para prender; grilhões, grilheta. [Figurado] O que prende, tira a liberdade, confina; servidão, cativeiro.

De acordo com o número de extremidades livres (pontas da cadeia), a cadeia aberta pode ser classificada como: Normal, reta ou linear.

1.3 – Mista: é aquela cadeia que possui pelo menos uma parte em que os átomos não estão encadeados (ou seja, fechados), e a outra parte é fechada. Exemplo: 1.4 – Aromática: cadeia cíclica que possui anel benzênico.