Como nomear as ramificações?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Depois que a cadeia principal foi escolhida e numerada, todas as cadeias restantes são consideradas ramificações. O nome dessas ramificações deve vir antes do nome da cadeia principal, em ordem alfabética e com o número do carbono do qual a ramificação está saindo.

A maioria dos hidrocarbonetos são nomeados de acordo com três elementos: prefixo + infixo + sufixo. Sufixo: refere-se a função principal do composto, no caso dos hidrocarbonetos é utilizada a terminação “o”.

Quando trata-se de alcanos ramificados, as ramificações também devem ser indicadas. As ramificações dos alcanos podem ser simples como resultado da retirada de um átomo de hidrogênio. O nome das ramificações deriva do alcano correspondente, trocando o sufixo "ano" por "il" ou "ila".

Significado de Ramificação
substantivo feminino Ato ou efeito de ramificar, dividir em ramos. [Botânica] Divisão do tronco de uma árvore em vários ramos. Parte de um todo que se divide: ramificação de uma empresa. Subdivisão de uma via férrea em vias secundárias; ramal.

A numeração se inicia através da seguinte ordem de prioridade: função orgânica, insaturação e ramificações.

As cadeias carbônicas ramificadas são nomeadas pela identificação de radicais previamente ao nome da Iupac. Nessas estruturas, deve-se identificar a cadeia principal e associar números aos carbonos para a correta localização da posição do radical.

A nomenclatura de um radical é formada pelo prefixo que indica a quantidade de carbonos seguido pelo sufixo -il ou -ila.

Como nomear os compostos orgânicos? De modo geral, a nomenclatura oficial é formada por 3 fragmentos, sendo elas: o prefixo, o infixo e o sufixo. Sendo assim, o prefixo indica o número de carbonos existentes na cadeia principal. Já o infixo está relacionado com o tipo de insaturação observada na molécula.

Em alcoóis que apresentam três ou mais átomos de carbono, é necessário indicar o número do carbono em que o grupo OH está. Para isso, basta numerar a cadeia a partir do carbono mais próximo do grupo OH. Nesse exemplo, temos a hidroxila no carbono 2. Portanto, o nome desse álcool é butan-2-ol.

Podem ser classificados em alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos e aromáticos.

Alceno com uma ramificação
Logo em seguida, devemos numerar a cadeia principal para determinar a posição da ligação dupla (nesse caso, carbono 1) e da ramificação (que, nesse exemplo, é o metil [CH3] e está na posição 3). Assim, o nome desse alceno ramificado é 3-metil-pent-1-eno.

Na nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados é necessário escolher a cadeia principal. No caso dos hidrocarbonetos cíclicos, apenas se acrescenta o prefixo “ciclo”. Os hidrocarbonetos podem se dividir em alcanos, alcenos e alcinos.

Assim, os alcenos são nomeados como sufixo –eno, que indica a dupla ligação. Além disso, a posição da dupla ligação deve ser indicada. Este número antecede o nome do alceno e indica o átomo de carbono onde se inicia a ligação.

Ramificação é o processo e o resultado de ramificar. Este verbo pode referir-se a uma questão concreta (quando surgem e crescem ramos de uma planta ou de uma árvore) ou a algo simbólico (um tema ou um facto que se divide em distintas unidades ou que se propaga para diferentes lugares).