Como ninar um bebê para dormir?

Perguntado por: spereira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Veja como funciona: caminhe com seu bebê por no mínimo cinco minutos sem movimentos bruscos, momento em que o pequeno ficará calmo, se não dormir, de acordo com o estudo. Em seguida, sente-se e segure o bebê por mais oito minutos antes de fazer uma transferência suave do berço.

Algumas sugestões de etapas que podem fazer parte do ritual noturno: banho, massagem relaxante, história, vestir o pijama e colocar o saco de dormir. Além da segurança, isso vai ajudar o seu bebê a estabelecer seu ciclo circadiano, o ciclo de 24h, liberando os hormônios do sono na hora certa!

Comece a colocar o bebê no berço acordado
Cante uma música de ninar ou fale com ele em um tom calmo e reconfortante. Se o bebê chorar, não o pegue no colo imediatamente. Em vez disso, tente confortá-lo de outra forma, como fazendo carinho, cantando, ou oferecendo um brinquedo que ele gosta bastante.

Acontece quando ao final da janela do sono (tempo que o bebê consegue ficar acordado), ao invés de ter um momento de calmaria para o relaxamento e indução do sono, o bebê recebe mais estímulos. Muita luz, sons, interação com muitas pessoas. Eu costumo exemplificar essa situação como o “excesso de colos”.

O que fazer quando o bebê não dorme?

  1. 1) Colo. Colocar o bebê no colo e balançá-lo levemente até que o sono chegue é um método clássico e que funciona.
  2. 2) Canção de ninar. ...
  3. 3) Contar histórias. ...
  4. 4) Iluminação. ...
  5. 5) Estabelecer uma rotina.

Por que o bebê não dorme? Se o bebê não está dormindo e começa a ficar muito agitado, pode ser um indício da regressão do sono, falta de rotina, hábitos durante a noite e estímulos visuais em excesso.

Não é recomendado balançar o bebê até ele dormir porque a criança vai se acostumar com o movimento do seu corpo e só conseguirá pegar no sono novamente se for ninada. Outro motivo para não balançar o bebê até ele dormir é o prejuízo para a qualidade do sono.

Pelas costas, deslize as mãos do ombro para baixo, repita algumas vezes; No rosto, use o hidratante e passe delicadamente no rostinho do bebê, massageando, e cuidado com a área dos olhos.

Passo 1: Para começar, prepare um ambiente confortável e com um óleo especial para recém nascidos. Inicie a massagem pela perninha do bebê, por ser menos sensível que as outras partes. Logo, vá para os pés e delicadamente massageie a parte de cima de cada pé, a parte de baixo e todos os dedinhos.

Sendo assim, seguem os três principais motivos para os bebês e crianças terem essa dificuldade em iniciar o sono: Ambiente inadequado para que o sono aconteça; Falta de sono suficiente para adormecer; Passou da hora de dormir e seu filho está extremamente cansado.

Mas, afinal, existe idade certa para dormir sozinho? A Associação Americana de Pediatria orienta que o bebê passe a noite no quarto dos pais durante o primeiro ano de vida, para facilitar a observação.

Nunca é uma má ideia abraçar o bebê e dar-lhe muito amor e carinho! Afinal, balançar o pequeno pode ser relaxante tanto para ele quanto para os pais. Estudos mostram que, até em adultos, o balanço tem efeitos tranquilizantes, pois este movimento repetitivo ativa regiões do cérebro responsáveis pelo sono.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h.

É um hábito aprendido
Muitos padrões e dificuldades de sono do seu bebê são fruto da ciência básica do sono, mas outros são comportamentos aprendidos. Se o seu bebê tiver mais de 10 semanas de vida e dormir apenas no colo, é possível que ele associe o sono com o colo.

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica. Segundo a Dra.

Se você está buscando soluções para o seu filho ter uma noite de sono tranquila, saiba que há ótimas opções de fitoterápicos para a criança dormir, como valeriana, passiflora e laranja amarga.

É nesse momento que o bebê passa a sentir todo o cansaço acumulado ao longo do dia, e a única forma de expressar seu incômodo é cair aos prantos. A hora da bruxa atinge crianças a partir dos 15 dias de nascimento e pode permanecer até os três meses de idade.