Como negar um pedido para ser madrinha?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Sugiro você dizer algo como: -Eu me sinto honrada com seu pedido para ser sua madrinha, mas preciso declinar, dizer não posso. Eu sei que ser uma madrinha de alguém como você minha amiga querida, alguém tão especial (evidencie as verdadeiras qualidades)…. requer dedicação e tempo.

Não poderia estar mais feliz por ter sido convidado(a) para ser padrinho/madrinha. Quero compartilhar a minha emoção em viver esse momento tão especial com vocês. Desejo apenas o melhor para vocês, tudo de mais belo que a vida possa oferecer nesta nova jornada.

Se não tiver outro jeito e o convite precisa ser recusado, a consultora de etiqueta sugere que a desculpa seja razoável e venha acompanhada de um agradecimento. — O que eu acho muito importante é o cuidado para recusar. Se não quiser ir à cerimonia, em primeiro lugar tem que dizer que se sente muito honrado.

Mas… a resposta é sim .. Você pode recusar o convite para ser padrinho ou madrinha de casamento, se não se sentir confortável com isso.. Existem muitos motivos para isso (fator financeiro, data incompatível ou até mesmo falta de afinidade com o casal de noivos).

Ao recusar o convite, tente:

  1. Ser breve. Você tem direito de dizer "não" sem dar explicações.
  2. Evitar se desculpar. Você não precisa se desculpar pelo que sente, e tem direito de se expressar de forma honesta.
  3. Ser firme. Repita o "não" e a pessoa não entender a mensagem ou tentar fazer você mudar de ideia.

Um batismo inválido invalida quaisquer sacramentos subsequentes, especialmente confirmação, casamento e ordens sagradas”, explica o texto. O texto, publicado no site da Diocese, diz que o erro não foi intencional, mas que não pode ser relevado.

O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? " Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração".

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Agradeça ao anfitrião pelo convite e diga que não poderá ir e, ao mesmo tempo, deseje que tudo corra bem durante o evento. Se quiser, escreva também que adoraria visitá-lo em outro momento se for possível, mas não mude a resposta! É importante ater-se à decisão inicial. A nota deve ter um tom igual ao tipo do convite.

Não leve o “não” para o lado pessoal
Se seu amigo recusar o convite, aceite o “não” com naturalidade. Não pense que a recusa em ir à igreja significa que estão rejeitando você. Há muitos motivos para terem dito “não” que não têm nada a ver com o que eles sentem a seu respeito.

Sim, retire o convite e já avise que irá enviar para outra pessoa. Assim, se evita aborrecimentos desnecessários no casamento.

Não. O Sacramento do Batismo não pode ser anulado, uma vez que ele tem um caráter indelével, ou seja, ele imprime uma marca em cada pessoa batizada que não pode ser apagada.

Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Quanto a quem deve pagar a conta do restaurante, a regra é que quem convida, paga. No entanto, é possível combinar previamente a divisão dos valores com os membros da família, pedindo contribuições dos avós, padrinhos, etc.

1 - Os padrinhos e o afilhado têm direito a: a) Beneficiar do regime jurídico de faltas e licenças equiparado ao dos pais e dos filhos; b) Beneficiar de prestações sociais nos mesmos termos dos pais e dos filhos; c) Acompanhar-se reciprocamente na assistência na doença, como se fossem pais e filhos.

Dizer NÃO pode até ser difícil, mas é necessário às vezes!
...
Saiba mais: Aprenda a priorizar tarefas com essas técnicas simples!

  1. “Deixe-me pensar sobre isso” Essa é uma forma educada e super profissional de dizer NÃO. ...
  2. “É uma ótima ideia! Mas…” ...
  3. Não posso hoje. Que tal…?” ...
  4. “Desculpe, mas não posso”

Sugiro você dizer algo como: -Eu me sinto honrada com seu pedido para ser sua madrinha, mas preciso declinar, dizer não posso. Eu sei que ser uma madrinha de alguém como você minha amiga querida, alguém tão especial (evidencie as verdadeiras qualidades)….

Agradeça e diga “não”.
Envie algo como: “Isso é muito legal. Obrigada, mas não tenho interesse em sair com ninguém agora.” “Obrigada por me convidar, mas não estou interessada.”

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.