Como negar um atendimento?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor, uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, além de ser passível de multa e outras punições. Portanto, não se pode recusar atendimento ao consumidor sem motivos.

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.

Jamais permita um atendimento baseado em mentiras, pois a tentativa de ludibriar um cliente pode acabar com a reputação e credibilidade da sua empresa. Não é nada fácil conquistar a confiança de um cliente, entretanto, perdê-la por mentiras é como assinar uma sentença que dificilmente será revogada.

Entre o 5 principais motivos que podem levar a sua empresa a prestar um mau atendimento ao cliente estão: Demora excessiva para prestar atendimento. Limitar-se a apenas um canal de atendimento. Não investir em automatização.

Antes que essas situações apareçam, é necessário aprender como dizer não de forma positiva, mas ao mesmo tempo firme.
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Dicas para saber dizer não de forma positiva

  1. 1 – Explique bem o que está acontecendo. ...
  2. 2 – Mantenha-se alerta. ...
  3. 3 – Não se sinta mal. ...
  4. 4 – Seja coerente. ...
  5. 5 – Seja assertivo.

Como dispensar um cliente de maneira educada
Bem, é fundamental ter em mente que você não deve — em hipótese nenhuma — dizer isso na cara do consumidor. Mesmo que não consiga atendê-lo ou que ele não traga lucros para a empresa. A solução é ser direto, mas gentil, e explicar seus motivos de maneira clara e objetiva.

O vendedor deve explicar detalhadamente todas as vantagens e benefícios da solução que oferece — além, claro, de todo valor que vai gerar para o cliente. Por esta técnica, você vai formulando, sem que seu interlocutor perceba, um verdadeiro “pedido pronto”.

Os 7 Pecados Do Atendimento

  • DESINTERESSE. Ocorre quando os funcionários de uma empresa não demonstram que se importam com o cliente.
  • MÁ VONTADE. ...
  • FRIEZA. ...
  • DESDÉM. ...
  • ROBOTISMO. ...
  • DEMASIADO APEGO ÀS NORMAS. ...
  • JOGO DE RESPONSABILIDADES.

O que é um mau atendimento? Um atendimento que não oferece soluções ágeis para o problema do cliente, ou que o trata de forma ríspida, sem nenhum motivo aparente é um mau atendimento.

Veja algumas das atitudes e palavras que não devemos expor aos clientes e como podemos substituir as palavras ou situações por atitudes melhores.

  • Não posso solucionar seu problema. ...
  • Você não tem razão ou você está enganado. ...
  • Não tenho/não ofereço esse produto/serviço. ...
  • Só isso mesmo? ...
  • O que você quer que eu faça?

O que uma recepcionista NUNCA deve fazer

  • Fofocar. ...
  • Se vestir de forma inadequada. ...
  • Compartilhar informações confidenciais. ...
  • Fazer ligações pessoais na recepção. ...
  • Deixar a mesa vazia.

Então lembre-se de prestar atenção especial a essas dicas, para aplicá-las no seu negócio.

  1. Contatá-los após uma venda não feita. Clientes fidelizados são aqueles que voltam com certa frequência ao seu estabelecimento. ...
  2. Criar um senso de urgência. ...
  3. Encurtar o caminho de compra. ...
  4. Mostre os pratos certos.

Agradeça ao anfitrião pelo convite e diga que não poderá ir e, ao mesmo tempo, deseje que tudo corra bem durante o evento. Se quiser, escreva também que adoraria visitá-lo em outro momento se for possível, mas não mude a resposta! É importante ater-se à decisão inicial. A nota deve ter um tom igual ao tipo do convite.

Confira as 6 estratégias para aprender a dizer não

  • Estabeleça prioridades. Ter objetivos comuns, trabalhar pensando coletivamente e pensar nas outras pessoas é importante. ...
  • Seja honesto e educado. ...
  • Barre a necessidade de agradar. ...
  • Cuide de você ...
  • Não se sinta culpado. ...
  • Saber dizer sim também é importante.

Seja clara sobre sua decisão, mas não precisa ser esmagadoramente honesta sobre seus motivos. “Me desculpe, mas acho que não somos compatíveis” ou “não acho que teríamos um bom relacionamento” são respostas bem melhores do que “eu não acho você atraente”, ou “você é muito chato”.

Ser claro e objetivo
Por isso, é essencial que o gestor seja claro e objetivo em sua comunicação de dispensa. Ele deve explicar os motivos que levaram a essa decisão, bem como responder às dúvidas que venham a surgir sobre o assunto.