Como nascem os gambás?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Animais marsupiais, ou seja, com útero incompleto e período de gestação curto (11 a 12 dias). Quando filhotes, nascem ainda malformados, migram para a barriga da mãe até a bolsa ventral, onde permanecem por 70 dias amamentando-se.

Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos. Durante o dia, geralmente, dormem no interior de buracos encontrados, por exemplo, em troncos de árvores.

No entanto, na época de reprodução, é comum encontrar casais de gambás que formam seus ninhos utilizando folhas e galhos secos, normalmente nos buracos das árvores ou em cantos úmidos, seguros e escuros, para favorecer a reprodução.

Quase todos os filhotes de mamíferos nascem diretamente do corpo da mãe e em estágio avançado de desenvolvimento, ou seja, já nascem com uma forma semelhante à que terão quando forem adultos. Enquanto o filhote está se desenvolvendo dentro do útero materno, recebem nutrientes e oxigênio, através da placenta.

Alimentação Dieta muito variada constituida de insetos, vermes, pequenas cobras, ovos de pássaros e principalmente de frutas (1/4 da sua dieta).

A gestação dura entre 12 e 13 dias, sendo que os filhotes nascem ainda na forma de embrião, com aproximadamente 1 cm de comprimento e pesando 2 g. Em cada ninhada nascem de 10 a 20 embriões, que completam seu desenvolvimento dentro do marsúpio da fêmea, maior que a dos outros marsupiais, por aproximadamente 70 dias.

Caso encontre fêmeas e filhotes em residência não aproximar ou agredir, afinal, os gambás são animais silvestres e não podem ser agredidos ou mortos. Chame sempre o Corpo de Bombeiros ou Polícia Ambiental", reforça o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

Se o gambá estiver no quintal e houver vegetação ou árvores próximas, o morador pode colocar alguma madeira, simulando uma escada, para facilitar a sua saída. Não é recomendável acuar o animal, o ideal é que ele encontre o caminho para fuga.

Gambás odeiam o cheiro de amônia, naftalina e alho. Caso você queira usar amônia, despeja um pouquinho em uma lata fechada, coloque um pano dentro dela e deixe uma pontinha para fora em um buraco feito na tampa.

Como você pode ver, esses animais têm um valor ecológico e científico muito grande, então você não deve entrar em pânico ou atacá-los ao se deparar com um espécime. Ao contrário da crença popular, os gambás não são perigosos para nós.

Os gambás apresentam importante papel biológico nos ecossistemas em que estão inseridos. Como salientado, são animais onívoros e alimentam-se, por exemplo, de frutas. Ao se alimentarem dessas frutas, eles desempenham um papel importante na dispersão de sementes.

Gambá-da-virgínia
A espécie costuma dormir cerca de 18 horas por dia, deixando sua toca apenas em casos de extrema necessidade. Uma curiosidade sobre o gambá-da-virgínia é que ele literalmente cai duro no chão e se finge de morto quando se depara com um predador, na intenção de afastá-lo.

O cidadão que encontrar um animal silvestre ferido ou em situação de perigo deve acionar a Guarda Ambiental do município por meio do telefone 153. Animais silvestres são protegidos por Lei Federal (Lei 9.605/1998) e devem ser respeitados.

A primavera começou oficialmente em 22 de setembro, época do ano em que ocorre a reprodução de algumas espécies de animais silvestres. O gambá, também conhecido como saruê, é um desses animais e possui grande importância ecológica.

Temperatura baixa
Temperatura corporal em torno de 36°C no dia do parto é um dos principais sinais de que dar a luz está próximo. A temperatura canina normal é por volta dos 38ºC, mas nas 12 horas que antecedem o parto isso muda e baixa alguns graus.

Estes aqui são os principais sintomas:

  1. Temperatura corporal reduzida a menos de 38 graus;
  2. Muita agitação e pouco contato com outras pessoas;
  3. A cadela vai começar a procurar um cantinho diferente;
  4. Lamber as genitais excessivamente;
  5. Contrações visivelmente aparentes;

A partir do dia 57, começo na nona semana, o filhote pode nascer com segurança, mas o ideal é esperar até 60 ou 63 dias.

Também conhecido como gambá, timbú ou cassaco (Didelphis albiventris), o saruê é um animal silvestre comum em todo o continente. Ele se adapta facilmente às regiões urbanas, devido à disponibilidade de alimento e de abrigo.