Como nascem os filhotes de lagartixa?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A fêmea põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra. Alguns meses depois eles se abrem e nascem as lagartixas.

As lagartixas são ovíparas, ou seja, põem ovos. Podem produzir até duas ninhadas por ano, e cada uma delas conter dois ovos.

As lagartixas filhotes se alimentam dos mesmo que as adultas, ou seja, de insetos. No entanto, sua dieta varia um pouco em termos de porção, pois ingerem de acordo com seu tamanho.

Na natureza, elas depositam seus ovos entre cascas de árvores ou na terra. Nas casas, qualquer fresta um pouco úmida, como pequenas fissuras ou frestas de janelas, já é local adequado.

Apresenta como característica cores claras, quase transparentes, cabeça arredondada e pele sem escamas.

Eublepharis macularius: 15 anos

O Eublepharis macularius, conhecido vulgarmente por Lagartixa-leopardo, osga-leopardo, ou geco-leopardo é um réptil pertencente à família Gekkonidae.

Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura na parede e tetos ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai para sua caçada, passeia pelas paredes, portas e janelas a procura de suas presas. A fêmea põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra.

Em cativeiro, algumas vivem por aproximadamento 9 anos, tempo variável de acordo com a espécie, mas sabe-se que na natureza, devido ao maior número de predadores, o tempo de vida é muito menor.

Porém, assim como outros animais, elas também podem carregar micro-organismos potencialmente perigosos. Além disso, é sabido que as fezes de lagartixa transmitem doença. Por isso, depois de manuseá-la, por qualquer motivo, é importante lavar as mãos em seguida.

Uma casa com restos de alimentos e migalhas atrai insetos, o que atrai lagartixas. Manter a sua casa limpa mantem os insetos longe e as lagartixas também, por isso procure não deixar louça suja na pia e aspire a casa com frequência.

Além de beber a água, a lagartixa também se banhará nela ocasionalmente. Algumas lagartixas se hidratam com a água borrifada no viveiro e nem chegam a tocar na água da tigela. Dê apenas água desclorada — mas nunca água destilada, que provoca deficiências de nutrientes e minerais.

Pode ficar tranquilo porque a resposta é bem simples: assim como todos os lagartos do Brasil, as lagartixas não possuem nenhum tipo de veneno ou peçonha. Além disso, elas não transmitem doença ou qualquer outro problema. Muito pelo contrário, ao se sentirem ameaçadas, elas costumam se fingir de mortas.

Aliás, é importante dizer que os lagartos enxergam mais cores do que os seres humanos. Estes animais possuem quatro tipos de cones, as células que diferenciam as cores na visão. Por isso, eles conseguem identificar cores ultravioletas, enxergando um mundo com tonalidades muito mais vivas e vibrantes.

Outro fator que no qual elas só aparecem a noite, é para se esconder de seus predadores. Na maioria dos répteis, seus predadores são os pássaros, e a maioria das aves são diurnas, sendo assim, para as pequenas lagartixas é bom mesmo sair a noite na calada para comer uns insetos, sem perigo de serem comidas.

Geralmente, o que atrai lagartixa são o alto volume de insetos no ambiente. Sendo assim, se sua casa está repleta desses animais, saiba que muitos outros estão por aí. Dentre os animais que mais atraem lagartixas, estão: Aranhas.

Quando a lagartixa dá um passo, há um deslocamento de elétrons entre os átomos da pata da lagartixa e os átomos da superfície parede, gerando uma força de atração intermolecular que a mantém grudada na vertical. Esta força de adesão da lagartixa é a seco.

As lagartixas constantemente desafiam a lei da gravidade andando por tetos e paredes. O segredo acrobático está em minúsculas projeções em forma de pelos que se enfileiram nas solas das patas desses répteis e permitem aderir às superfícies por meio de um fenômeno conhecido pelos físicos como força de Van der Waals.

"Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue", afirma.

Lagartixa tem veneno? Não! Além disso, não há registros de lagartixas venenosas, somente de lagartos, como é o exemplo do dragão-de-komodo. Com relação ao veneno, as chamadas lagartixas domésticas não causam nenhum mal para os seres humanos.