Como nascem os filhotes de joaninha?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Depois do acasalamento, as fêmeas de joaninha depositam seus ovos fertilizados nas plantas com pulgões. Cerca de dois a cinco dias depois, as larvas saem e têm uma fonte de alimentação imediata. A nova fase que dura aproximadamente três semanas. Com o fim desse estágio, as larvas entram em repouso, como pupas.

6 MESES

- AS JOANINHAS SÃO UM TIPO DE BESOURO; - ELAS PODEM MEDIR DE 1 ATÉ 10 MILÍMETROS, SÃO BEM PEQUENINAS; - A JOANINHA PODE VIVER EM TORNO DE 6 MESES, MAIS PRECISAMENTE, 180 DIAS; - ELAS VIVEM EM DIVERSOS JARDINS AO REDOR DO MUNDO INTEIRO; - ELAS SÃO CONSIDERADAS INSETOS MUITO ÚTEIS PARA A NATUREZA; - AS JOANINHAS SE ...

Ainda de acordo com o Tony, a joaninha em estágio larval tem um aspecto físico semelhante a cochonilha das rosetas, já que ambas têm uma cobertura cerosa e branca. Uma das principais diferenças entre elas é o tamanho e o formato.

As joaninhas se alimentam de pequenos insetos, ácaros, pólen e néctar. Apenas duas espécies se alimentam de tecidos vegetais. Por sua vez, as joaninhas são predadas por insetos maiores, algumas espécies de pássaros e anfíbios.

De resto, há grandes variações na maneira como essas criaturas ingerem água. Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula.

Qual joaninha é venenosa? Na verdade, nenhuma joaninha é venenosa, mas algumas delas são consideradas ameaças biológicas. Por exemplo, a joaninha-arlequim foi introduzida no Reino Unido para controle de pragas, mas acabou se proliferando rapidamente, o que gerou um impacto ambiental negativo.

Os principais predadores das joaninhas são os pássaros, rãs, vespas, aranhas e as libélulas; Elas são animais de sangue frio e hibernam no inverno; Por fim, elas são simbolizadas como sorte para algumas culturas.

Pegue-a com a mão com delicadeza se preferir um método mais simples. Na maioria das vezes, para pegar uma joaninha é só esticar a mão e retirá-la do esconderijo. Ao pegá-la, mantenha-a na palma da mão em forma de “concha” para que ela não escape.

A infecção generalizada causada pelas joaninhas é chamada septicemia e é fatal.

Elas saem durante o dia para desenvolver suas atividades vitais, podendo ser vistas facilmente nas folhas, e quando chega a escuridão, elas dormem. Além disso, durante os meses frios elas realizam processos de hibernação.

Hábitos da joaninha
Esse inseto é um ser diurno, que utiliza o máximo de luz solar possível para buscar alimentação e acasalamento. Normalmente, a joaninha é encontrada em lugares onde o clima é temperado e há muitos pulgões.

Presente em praticamente todo o país, ele se tornou uma praga agrícola e um problema sanitário, já que pode transmitir vermes que causam doenças como a meningite eosinofílica e angiostrongilíase abdominal.

Essa joaninha ocorre somente na Austrália e Nova Zelandia, seu nome é Halmus chalybeus, ou Steelblue Ladybug, traduzindo seria algo como “joaninha azul metálica”.

Joaninhas gostam de plantas que retenham água em suas partes – folhas côncavas, flores de copo – coloridas e cheirosas. Assim, uma lista de plantas poderá te ajudar a atrair ou a manter as joaninhas perto da sua horta e pomar.

As que vivem em locais frios hibernam no inverno rigoroso, ou seja, passam o frio dormindo. Na hora de hibernar, elas buscam outras joaninhas para ficarem juntas.

Além de se alimentar dos insetos (fonte de proteínas na dieta alimentar), as joaninhas também consomem néctar e polens, então uma forma de atraí-las e mantê-las por perto é cultivar plantas que produzem pólen, que sejam coloridas e cheirosas.

Se uma joaninha pousar em você, isso pode ser um sinal de que você terá muita sorte e fortuna em um futuro próximo. Muitos pensam automaticamente que isso significa fortuna financeira, o que, embora seja também possível, nem sempre é o caso.

Ver uma joaninha é receber uma confirmação mística que a sorte está por perto. Isso porque essa pequena criatura é conhecida por ser um bom presságio em diversas culturas.