Como nascem os filhotes de cobra sucuri?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

É que eles já nascem auto-suficientes. As sucuris são vivíparas, o que significa não botar ovos. Por isso, o filhote de sucuri desenvolve-se dentro do corpo da mãe, de onde sai pronto para a vida.

Reprodução. As Sucuris chocam seus ovos dentro do corpo (ovoviviparas) durante mais ou menos 240 dias. Depois de 6 meses, nascem entre 20 e 40 filhotes, que sabem viver perfeitamente sozinhos.

O acasalamento ocorre anualmente no período do outono e para que isso aconteça são necessários vários machos para uma única fêmea (reprodução poliândrica). A gestação dura cerca de 7 meses, podendo gerar de 20 a 40 filhotes por ninhada. Os filhotes nascem totalmente desenvolvidos e são independentes.

A jiboia é uma serpente vivípara, ou seja, essa serpente não bota ovos e o embrião é desenvolvido dentro do corpo da fêmea.

Como as demais cobras ovíparas, as Pítons se reproduzem por meio de ovos, mas com uma diferença, a fêmea não os abandona. Diferentemente das demais espécies de cobras, que se reproduzem por meio de ovos, as mamães pítons se enrolam ao redor da ninhada para chocá-los, até o momento do nascimento dos filhotes.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

píton

A píton, nativa da África central e ocidental, consegue se reproduzir de forma assexuada, na chamada partenogênese facultativa.

As cobras põem seus ovos pela cloaca.

Velho do Rio (Osmar Prado) se transformará em sucuri para ajudar o plano de vingança de Alcides (Juliano Cazarré) contra o fazendeiro. Na sequência, Alcides irá até a fazenda e verá Tenório pegando seu barco. O peão colocará o pé na embarcação, provocando um solavanco que quase fará Tenório cair.

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer a cobra subir --em uma canoa-- para deixar até José Leôncio (Marcos Palmeira) de perna bamba em Pantanal. Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água.

É verdade que as cobras hipnotizam suas presas antes do bote? A capacidade das cobras de hipnotizar as presas é crendice popular. "Na verdade, elas assumem uma postura de ataque e suas presas, para se defender, ficam paradas, estáticas". Por causa da visão pouco aguçada, as cobras reagem apenas diante de movimentos.

Na cena em questão, Leôncio descobrirá que a entidade do rio e o seu pai (Joventino) são a mesma pessoa. Mas isso só será concretizado após a sua morte (José Leôncio infartará após a cerimônia de seu casamento com Filó). Sendo assim, o Velho se transformará em sucuri pela última vez.

20 a 40

As sucuris são vivíparas, ou seja, após um período de seis meses a sucuri pari de 20 a 40 filhotes que nascem com cerca de 70-80 cm e totalmente auto-suficientes.

O réptil de aproximadamente 6 metros passeava tranquilamente pela região localizada a 279 km da capital do estado, Campo Grande, quando foi filmado. O post original no TikTok já foi visto 5,7 milhões de vezes. Vale destacar que as sucuris (Eunectes spp.)

A sucuri, assim como a jiboia, mata suas presas por constrição. Uma diferença que pode ser encontrada entre sucuri e jiboia está no fato de que a sucuri apresenta hábitos essencialmente aquáticos, apesar de também deslocar-se no solo. A jiboia, por sua vez, apresenta predominante hábito terrestre e semiarborícola.

Medusa

A maior cobra do mundo, devidamente registrada no Guinness Book of Records, mora em uma “Casa de Horrores” nos Estados Unidos. Ela se chama “Medusa” e virou pet dos donos do estabelecimento. Tem quase 8 metros de comprimento, é da espécie Malayopython.