Como nascem os filhotes de baleia?

Perguntado por: vmelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

As baleias são animais que se reproduzem por meio de fecundação interna, ou seja, o macho introduz o espermatozoide dentro do corpo da fêmea. O filhote desenvolve-se dentro do útero da fêmea, e o tempo de gestação varia de acordo com cada espécie, entretanto, a média é de onze a doze meses.

Para saborear o leite materno, o bebê baleia faz como a maioria dos mamíferos recém-nascidos: suga a refeição diretamente de um dos dois mamilos aparentes da fêmea, localizados entre o centro da barriga e a cauda.

As fêmeas produzem apenas uma cria por gestação. Esta dura em torno de 10 a 11 meses e ocorre a cada dois ou três anos. Os filhotes, ao nascerem, apresentam entre sete e oito metros de comprimento e podem pesar cerca de 2500 kg.

A baleia seria descendente de um animal pequeno, terrestre, que viveu há 48 milhões de anos, segundo pesquisadores americanos. Os pesquisadores encontraram fósseis na região da Caxemira, na Índia, que sugerem que o mamífero do tamanho de uma raposa é o ancestral de baleias e golfinhos.

Sabendo disso, como então os cetáceos dormem? Eles dormem com um lado do cérebro de cada vez, isso mesmo. Essa adaptação recebe o nome de sono uni-hemisférico, estado no qual um hemisfério cerebral dorme enquanto o outro permanece acordado.

As baleias-jubarte, as baleias-beluga e as baleias-piloto-de-aleta-curta vivem, em média, até os 50 anos. Já no caso da baleia-franca-do-pacífico, o tempo de vida pode se prolongar, alcançando a média dos 70 anos.

O volume da ejaculação – estimado em 20 litros – é impressionante, assim como o peso de cada um dos testículos: 45 a 68 quilos.

O acasalamento das baleias pode levar mais de um dia e a fêmea, para evitar ser copulada, é colocada em sua barriga, posição que ela pode segurar por alguns minutos, porque precisa respirar.

Você pode se dar mal e consumir bactérias e contrair doenças. Portanto, como dissemos, não podemos beber leite de qualquer animal.

O filhote desenvolve-se dentro do corpo da mãe, e a gestação dura de 11 a 12 meses. Os filhotes já nascem com grande tamanho e peso, apresentando cerca de 7 metros de comprimento e mais de 2 toneladas.

Possivelmente teria gosto de peixe— apesar da baleia ser um mamífero— ao modo como a carne de baleia tem um gosto desagradável ao final (sim, quando eu era criança vendia-se carne de baleia nos açougues e minha mãe comprava) . Isso se fosse possível ordenhar, claro.

Confira a relação de nomes de filhotes de animais diferentes de quando adultos: Abelha: larva. Baleia: baleato, baleote ou seguilhote.

Como dissemos, as baleias não possuem mamas exteriorizadas. Isso porque não ter mamas externas como a maioria dos mamíferos as auxiliam em relação a hidrodinâmica. As fêmeas, a partir de contrações abdominais, jorram o leite na água, estimuladas por pequenos toques promovidos pelo filhote.

baleia-azul

A baleia-azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 30 metros de comprimento. A maior baleia-azul já registrada apresentou 33,6 metros de comprimento e era uma fêmea.

Na verdade, as baleias e os golfinhos têm fecundação interna, têm os bebés na barriga e dão à luz filhotes. Além disso, os mamíferos marinhos cuidam dos seus bebés assim que nascem e amamentam-nos com leite materno, cujos compostos são um pouco diferentes dos humanos.

“Comunicar-se debaixo d'água é um desafio. Luz e odores não se propagam muito bem pela água, mas o som se propaga quatro vezes mais depressa na água do que no ar — o que significa que os mamíferos marinhos frequentemente usam os sons para se comunicar.

Elas não enxergam pelos olhos, mas sim pelo som. As baleias têm o sonar mais aprimorado que existe na natureza.

"A aproximação do animal vivo nadando ou encalhado também é arriscado devido ao tamanho e força desses animais, que pode acertar e causar traumatismo e até a morte de pessoas, pelo impacto de uma nadadeira. Por isso também quando esses animais chegam encalhados, é perigoso chegar perto e encostar", disse.