Como nasce cogumelo no banheiro?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

É normal nascer cogumelo no banheiro? Umidade. Os cogumelos gostam de ambientes úmidos, e os banheiros são lugares perfeitos para eles. Toda vez que uma pessoa toma banho, a água cria uma névoa fina que se prende a qualquer superfície.

Com as mãos mesmo. Porém, como algumas espécies são bastante tóxicas, vale se munir de luva descartável. Mas atenção, nada de levá-lo para a panela: o lixo é a saída mais segura.

Esse é o cogumelo da espécie Leucocoprinus birnbaumii, extremamente comum em vasos e jardins.

Evite colher cogumelos com escamas ou outras marcas claras ou escuras, parecidas com pintinhas, no chapéu. Essas manchas são muito comuns nas variedades venenosas. Alguns cogumelos brancos, por exemplo, podem ter manchas beges ou marrons.

Os cogumelos têm propriedades que melhoram a saúde através de compostos bioativos e nutrientes encontrados na sua composição. Ação antioxidante, antimicrobiana e melhora do sistema imunológico são alguns dos benefícios dos cogumelos. Ainda, as diferentes espécies do fungo entregam diferentes efeitos no organismo.

O ciclo de cultivo de cogumelo está entre 45 e 180 dias. A produção de cogumelos apresenta várias etapas, que incluem o preparo do substrato, produção de inóculos, inoculação, incubação e colheita.

Produção O ciclo do cultivo de cogumelo oscila entre 45 e 180 dias. Enquanto o champignon de paris e o shimeji levam, em média, 90 dias, o shiitake tem incubação finalizada em 120 ou 180 dias, dependendo do método em que ele foi inoculado.

É normal nascer cogumelo no banheiro
Umidade. Os cogumelos gostam de ambientes úmidos, e os banheiros são lugares perfeitos para eles.

Na dúvida, é bom nem tocar no cogumelo ou deixá-lo próximo de outros alimentos, uma vez que eles podem acabar se contaminando. E muitas das toxinas não são eliminadas no cozimento, então, o cogumelo duvidoso deve sempre ser descartado.

Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode alterar a textura e o sabor. "Lavá-los é um pecado", adverte a chef Silvia Percussi. "Se estiver muito sujo, passe na água rapidamente e enxugue com papel." O melhor mesmo, diz o professor Robert Falck, é passar uma escovinha bem limpa e seca.

Psilocybe Cubensis

Cogumelos alucinógenos mais comuns
Como mencionamos no tópico anterior, existem três espécies de cogumelos alucinógenos que são mais comuns e encontrados no Brasil: Psilocybe Cubensis; Pluteus e Paneoulus.

Existem cogumelos comestíveis, como Agaricus bisporus (champignon-de-Paris) e cogumelos venenosos, como Amanita muscaria (amanita), Amanita pantherina (amanita-pantera), Ramaria toxica (ramaria), Psilocybe cubensis (cogumelo mágico) e Chlorophyllum molybdites (cogumelo de esporos verdes) entre outros.

Significado espiritual nas culturas
Os povos ancestrais acreditavam que os cogumelos eram a representação de mundos situados em outras dimensões, onde vivem os elementais da Natureza.

Os cogumelos atuam no Sistema Nervoso Central e geralmente causam náuseas, dilatação das pupilas, aumento do pulso, da pressão sanguínea e da temperatura, alucinações visuais e auditivas, atuando de forma bem parecida com o LSD.

Cogumelos e fungos, em geral, são organismos não verdes sem clorofila. Eles não podem fabricar seus próprios alimentos e, por isso, usam a energia do sol, e conseguem seus alimentos de materiais orgânicos encontrados em tecidos vivos ou mortos de plantas e animais.

Intoxicações pela muscarina são caracterizadas por um aumento da salivação, transpiração e aumento na produção de lágrimas, cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão de cogumelos. Com amplas doses, estes sintomas podem ser seguidos de dor abdominal, náuseas severas, diarréia, visão turva e dificuldade respiratória.

A maioria dos cogumelos vive em simbiose com árvores, como por exemplo, o Boletus edulis ou as espécies do género Lactarius, entre outros. Os fungos “parasitas” vivem sobre as árvores e são responsáveis por muitas doenças, podendo em casos extremos provocar a morte do organismo.

Cogumelo inteiro Imperador 100g
R$ 7,15 un.

Cogumelos são fungos e não vegetais
Ao contrário do que bastante gente pensa, os cogumelos não são vegetais. Eles pertencem ao reino fungi, dos fungos. Existe uma infinidade de cogumelos comestíveis no mundo.