Como nasce a inteligência?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A inteligência é produto da evolução biológica, um mecanismo de adaptação ao ambiente, e é parte de um processo complexo de interação dos seres vivos com o meio. O desenvolvimento da inteligência vai depender mais da qualidade das experiências que o meio oferece do que da herança genética.

A palavra “inteligência” tem a sua origem no latim, vem de INTELLEGENTIA, que significa “capacidade de entender”, de INTELLIGERE, formada por INTER-: “entre” e LEGERE: “escolher”.

No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”.

A inteligência natural da criança desenvolve-se quando reconhecemos as suas competências, confiamos nela, apoiamos suas iniciativas, admitimos sua liberdade. “Amar é a palavra-chave para a segurança física e emocional”, escreve Neill. E é essa segurança que permite o desenvolvimento natural da inteligência.

Um estudo conduzido pelo pesquisador dinamarquês Lars Larsen, da Universidade de Aarhus, indica que a inteligência se mantém estável após os 20 anos de idade e em alguns casos pode até aumentar com o passar dos anos.

Os genes responsáveis pela inteligência estão contidos no cromossomo X. É por isso que os filhos herdam a inteligência das mães. As filhas recebem a inteligência de ambos. No entanto, no caso das meninas, apenas 40% da inteligência da genitora é herdada.

O próprio Einstein afirmou uma vez que uma das chaves para sua inteligência era a habilidade de visualizar os problemas com os quais trabalhava. Então ele traduzia essas imagens visuais na linguagem abstrata da matemática.

Estudo revela que crianças herdam inteligência a partir das mães e não dos pais. Estima-se que 40 a 60 por cento da inteligência seja hereditária. Existe atualmente uma explicação científica que mostra que a inteligência é herdada pelas crianças através dos genes das mães.

O Quociente de Inteligência (QI) muda de pessoa para pessoa, mas a sabedoria é diferente, ela vem do próprio Deus. Há pessoas tão inteligentes, mas que, até hoje, não entregaram a vida a Jesus. E o que adianta ganhar o mundo inteiro, se perder a alma? (Mc 8.36).

Ser inteligente significa desenvolver e aprofundar os conhecimentos e as habilidades. Ser sábio significa compreender como utilizar tudo isso adequadamente, com vistas à felicidade do indivíduo e de quem estiver ao seu redor.

O método mais popular para medir o QI (quociente de inteligência) é o da Escala Wechsler, com exercícios verbais e de performance. Sempre aplicado por um psicólogo, o teste analisa não apenas a precisão nas respostas, mas também a rapidez.

5 traços para identificar pessoas inteligentes

  1. 1) Permanecem focadas, apesar das distrações. Leia também. ...
  2. 2) Costumam ter hábitos noturnos. ...
  3. 3) Conseguem reconhecer as próprias limitações intelectuais. ...
  4. 5) Têm uma mente aberta e mais flexível.

inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal é tida como a mais rara, além de ter potencial de influenciar todas as demais.

A inteligência tem grande participação genética, um percentual de genes que produzem proteínas funcionais está implicada em várias funções neuronais, incluindo função sináptica e plasticidade, interações celulares e metabolismo energético.

A ausência de descanso, sobrecarga de trabalho e agenda lotada de compromissos pessoais, impede a devida recuperação do organismo e não deixa os hormônios se reorganizarem na mente, prejudicando o funcionamento do nosso cérebro.

Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.

  1. Avance o máximo possível nos estudos. ...
  2. Escolha uma atividade profissional desafiadora. ...
  3. Explore novos assuntos. ...
  4. Estude e pratique música. ...
  5. Prefira o lazer inteligente.

Gostava de deixar bem claro que as pessoas de alto QI utilizam com mais frequência as áreas responsáveis pelo pensamento e tomada de decisão, possuem uma maior área em seu córtex cerebral, uma maior densidade de neuritos, que permitem que os neurônios se organizem em padrões mais eficientes.

O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. Nesse sentido, ele acontece antes da concepção e tem a função estimar a combinação de genes do filho a partir dos genes do casal.

“A quem o bebê puxou? Parece mais com o papai ou com a mamãe?” Mal o pequeno abre os olhinhos, e todo mundo já quer saber quais características foram herdadas de cada lado da família. Se os olhos têm a cor azul como os da avó, se o nariz é o da mãe ou se ficará careca como o pai, quando crescer.

Segundo relatos, Albert Einstein dormia cerca de 10h por noite, a não ser que estivesse desenvolvendo uma teoria, nesse caso dormia pelo menos 11 horas. Segundo ele, os sonhos lhe ajudavam nos seus inventos. Einsten era também adepto dos cochilos, pois “refrescavam a mente” e lhe traziam maior criatividade.

160

Einstein e Hawking tiveram QI estimado em 160. A Mensa, uma sociedade internacional aberta para pessoas de alto QI, confirmou a pontuação de Shah à NBC News e disse que ele está entre os 2% mais inteligentes da população e “tem grande potencial”.