Como não viver no ego?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Como se livrar do ego

  1. Liberte-se da necessidade de ser o melhor. Elogiar a si mesmo e se sentir importante é necessário, mas também identificar seus aspectos a melhorar. ...
  2. Pare de se sentir ofendido. ...
  3. Esqueça de estar certo. ...
  4. Não se focar só nas conquistas.

Deve-se destacar que ego não é o mesmo que autoimagem, porque você pode ter uma imagem de si mesmo, mas não ter um ego; a imagem de si mesmo pode estar prejudicada em muitos aspectos, especialmente se você pensa que tem mais direito à dignidade e ao respeito que os demais, o que transforma a imagem de você mesmo em um ...

Os homens têm o ego mais frágil do que parece
Pode parecer que os homens não tem muita sensibilidade, mas a verdade é que eles têm um ego super frágil. Às vezes, coisas que não percebemos ferem os sentimentos e o orgulho deles. Isso acontece, principalmente quando o assunto é ligado à masculinidade.

Blog e Notícias

  1. Dificuldade em aprender com os próprios erros. A pessoa com bastante ego, tem muitas dificuldades em assumir que errou, assim nunca conseguindo aprender com os próprios erros. ...
  2. Não respeita o conhecimento dos outros. ...
  3. Precisa de elogios para se sentir bem. ...
  4. Falta de humildade. ...
  5. Inteligência Emocional.

O ego, como afirmam os psicólogos, faz parte da natureza do ser humano. Ele alimenta os nossos pensamentos e emoções, com base nos impulsos dos sentidos que moldam as nossas posições e convicções próprias. Irredutível, o ego é basicamente a nossa personalidade.

Observar quais são seus pensamentos, hábitos e ações constantemente vai te fazer perceber como é e como está o seu Ego hoje. Por enquanto, e por alguns dias, só observar já basta. Isso porque assim você estará se distanciando e percebendo cada vez mais a separação entre sua consciência (o observador) e o Ego.

Ter o ego inflado é uma forma de autossabotagem.
Há sempre um excesso sobre o “eu” e os interesses próprios ficam no centro de qualquer questão. E claro, lidar com pessoas que agem sempre assim é mesmo um saco. Por isso que esses erros comuns acontecem.

O ego alimentar inclui excesso de consumo e o consumo de alimentos de fontes, que de alguma forma, desrespeitam os ciclos naturais e bonitos da vida. O eco alimentar vem nos trazer um outro lado! Eco tem relação com alimentar e o significado de alimentar envolve cooperação, colaboração, sustentar, criar, cuidar.

Um ego frágil demais torna a pessoa submissa, suscetível a bullying e exploração. É um comportamento de alguém que se anula por falta de autoestima, como medo de não ser mais aceita por uma pessoa ou por um grupo.

Na relação de ego, a pessoa entende que o par deve amá-la da forma exata que ela necessita. Na relação de coração, a pessoa aprende a honrar as maneiras únicas que o par tem de demonstrar esse amor. 2. Quando se sente magoada, a pessoa em um relacionamento baseado no ego pune e julga o parceiro ou parceira.

Uma pessoa de ego inflado é aquela que se vangloria o tempo todo, que é autoconfiante em excesso, que se acha melhor do que todo mundo e que não aceita ser questionada, pois, é claro, está sempre certa.

Quem tem o ego alto (ou inflado, como se costuma dizer também), portanto, é aquele que confia demais em si mesmo, gosta demais de si e sempre se julga capaz de fazer qualquer coisa.

Para isso, não seja drástica. Dessa forma, comece a dar gelo aos poucos, deixando ele perceber que está te perdendo. Se você é muito simpática, manda mensagens todos os dias, fala com ele direto, é excessivamente carinhosa, pare agora! Isso mesmo, deixe ele sentir sua falta, mas comece aos poucos.

Um dos sentimentos que mais machucam o coração do homem é o desprezo. Uma agressão física ou moral é uma situação horrível, mas o desprezo é pior. É frio, silencioso, machuca e vai até o espírito das pessoas. Como esse sentimento tem destruído vidas!

Utilize o instinto dele a seu favor
Nesse caso, o que você tem que fazer é despertar o interesse dele para que ele tente conquistar você e não o contrário. Deixe ele pensar que pode te perder e isso fará com que ele corra atrás de você novamente".

O Ego seria, para Freud, o elemento principal entre Id, Ego e Superego. Ele é a nossa instância psíquica e evolui a partir do Id, por isso, possui elementos do Inconsciente. Apesar disso, funciona principalmente a nível Consciente.

Uma pessoa com problema de “ego” costuma ser desagradável, egoísta, maliciosa, destrutiva e tende a julgar de maneira negativa os demais. O ego precisa mostrar continuamente uma boa imagem para a sociedade, afinal, ele não é nada humilde. É como uma ilusão, uma fantasia que coloca a pessoa acima dos demais.

Para o egóico, a sua visão do mundo é única e a mais verdadeira, razão pela qual tudo o que lhe possam dizer além disso é mera perda de tempo e de energia. Por outro lado, uma pessoa com muita autoestima é capaz de olhar além de seu próprio ponto de vista.