Como não sofrer pelos animais?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Para ela, é preciso ter tempo para se dedicar ao cuidado dos animais. Sendo uma grande protetora e dona de um amor incondicional pelos bichos, ela defende que é preciso ser resiliente para defender a causa. “Quem entra na proteção animal precisa se fortalecer emocionalmente e saber buscar ajuda quando necessário.

Se você sofre com o sofrimento dos animais, revela que existe um apego, uma dependência, um sentimento de carência dentro do seu ser.

Um luto menos aceito socialmente
“Nem todo mundo tem um animal de estimação e isso dificulta que as pessoas tenham empatia em relação a esses casos, e também porque se subestima o vínculo emocional que a pessoa pode ter com o animal”, acrescenta Sánchez. A veterinária Mercedes González tem a mesma visão.

Quando um Animal de Estimação Morre
Os animais de estimação dão estrutura e sentido à nossa vida, diminuem os nossos sentimentos de ansiedade, stresse e solidão e aumentam o nosso bem-estar. Por isso, para além da dor de os perdermos, também nos podemos sentir perdidos, sobrecarregados de emoções difíceis de gerir.

Quanto tempo o luto pela perda de um animal pode durar? Não existem muitos estudos sobre o assunto, mas o tempo parece oscilar entre semanas e meses. Em um estudo, 1/3 dos entrevistados relataram luto e sentimento de tristeza por até 6 meses.

  1. Dicas para evitar a queda dos pelos dos animais.
  2. Alimentação balanceada. ...
  3. Escovação diária dos pelos. ...
  4. Banhos frequentes com escovação para remoção de pelos. ...
  5. Tosa. ...
  6. Suplementação vitamínica e mineral.

Luva para tirar pelo de gato
Basta encaixá-la na mão e acariciar o seu gatinho. A parte que entra em contato com a pelagem é feita de borracha e possui pontas de silicone que ajudam na extração dos pelos que já estão soltos. Assim como a escovação comum, você pode repetir o processo várias vezes durante a semana.

Quatro dicas para evitar a queda de pelos em cães

  1. Alimentação. Uma dieta saudável é uma das melhores maneiras de reduzir a queda de pelos em seu cachorro. ...
  2. Água. Não é só o ser humano que precisa de água para se manter saudável, ela também é importante para a saúde do seu animal de estimação. ...
  3. Escovação. ...
  4. Banho.

Todos os seres vivos, inclusive os humanos, dependem da natureza para sobreviver, pois é dela que obtemos desde alimentos até remédios. Os animais são parte fundamental da cadeia. Se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza.

Os animais têm sentimentos próprios
Devido à capacidade de pensar e até analisar situações, os animais desenvolvem sentimentos e emoções próprios, por exemplo, ficando tristes ou alegres. Porém, eles também são influenciados e até podem copiar atitudes dos humanos.

De acordo com pesquisadores do tema, pessoas que adoram gatos são mais tímidas, sérias e impessoais. Entretanto, têm um grande potencial criativo, são independentes, autossuficientes e sentimentais. Além disso, costumam ser inconformistas e curiosas, modestas e nada possessivas. De onde vem esses conceitos?

Mas é importante considerar que o cachorro é o mais indicado para quem tem depressão. Os depressivos precisam de um animal muito mais companheiro e amoroso. Os gatos, por exemplo, são independentes e gostam de ficar sozinhos.

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem” – Arthur Schopenhauer. Lembramos que cometer abandono ou crueldade com animais é crime com detenção de três meses a um ano, mais multa.

Não existe reencarnação de animais de estimação, é como se eles deixassem de existir. Este mesmo processo ocorre com todos os animais, viram pó depois de perderem o fôlego de vida. O seu pet não está sofrendo, ou no céu, mas apenas dorme como um sono profundo, sem ligação nenhuma com nosso mundo.

Você tem duas opções: enviar para o CCZ (Centro de Controle de Zoonose) da prefeitura, para fazer uma incineração (cremação) coletiva ou contratar um crematório particular.

Se você perdeu um bichinho há pouco tempo e a dor não passa, considere pedir ajuda a um psicólogo, converse com amigos e não tenha vergonha de assumir seus sentimentos: perder um ente querido faz parte da vida, e você tem todo direito de chorar e se sentir triste.

Se enterrar animais no seu terreno é permitido, embora fortemente desencorajado, descartá-los em rios, lagos ou em solo comum é crime ambiental e pode render prisão de até quatro anos ou multa, que varia entre R$ 500 e R$ 13 mil.

Não é proibido enterrar o animal no quintal de casa ou em um terreno. Mas, é muito perigoso pois pode trazer riscos para você e toda a vizinhança. O corpo enterrado de forma desapropriada pode contaminar o solo e gerar o risco de proliferação de doenças.

Pensando nas travessuras do meu cão, me alegrei pelo carinho e amor que ele tinha por mim e eu por ele. De luto por cachorro. De Luto por meu cachorro, o cão mais agitado e feliz do mundo, saudade de suas travessuras e amor, mas boas memórias me fazem feliz.