Como não ser vítima de fofoca?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Evitando fofocar com outros. Lide com a pessoa fofoqueira em particular. Se você está tentando lidar com rumores constantes, chame a pessoa responsável em particular e fale a respeito. Principalmente se você estiver em posição de autoridade, pode ser necessário controlar a situação.

Não existe um fator, apenas, que leva as pessoas a fofocar, mas a maioria das fofocas surgem por curiosidade, inveja, insegurança, medo, imaturidade e vingança. Se perguntarmos para alguém o que a pessoa acha sobre fofoca, certamente ouviremos uma série de reclamações sobre tal comportamento.

É preciso atentar-se para que que a mentira não se torne algo prejudicial em algum momento.
...
8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

5 Dicas Para Parar de Falar Mal dos Outros e Se Concentrar na Sua Própria Vida

  1. 1 – Identifique o Motivo Pelo Qual uma Pessoa Te Incomoda. ...
  2. 2 – Coloque-se no Lugar do Outro. ...
  3. 3 – Reflita Sobre as Consequências de Falar Mal dos Outros. ...
  4. 4 – Saiba Diferenciar Comentários de Fofoca. ...
  5. 5 – Fale Diretamente Com a Pessoa.

Conte a eles os fatos da situação. Se o rumor não for verdadeiro, eles com certeza vão combater sua disseminação contradizendo a informação sempre que a ouvirem de alguém. Se o boato for verdadeiro, eles ainda podem ajudar a conter a sua propagação defendendo o seu lado e reprimindo as pessoas que o espalham.

Segundo os autores “a fofoca é a maneira de obter informações sobre os outros que pode orientar sobre como a pessoa pode conduzir sua própria vida ou garantir maior autoestima por meio de comparação com os demais” (Gouveia e colaboradores, 2011, p.

Leia abaixo.

  1. SAIA DE PERTO. Falar mal dos outros pode gerar desavenças na equipe e reduzir a produtividade. ...
  2. ROMPA O CÍRCULO. Se o "montinho da fofoca" se formar perto de você, aproveite para falar as qualidades de quem é alvo dos comentários maldosos. ...
  3. FECHE A BOCA. Evite falar de problemas da sua vida pessoal. ...
  4. REVERTA.

Entre as características ligadas às fofocas estão, certamente, a fragilidade e a insegurança. Quem está envolvido em uma conversa sobre a vida alheia revela carregar mesquinhez sem tamanho: é medo diante da popularidade ou do melhor status de outro profissional!

Evite fazer acusações.
O outro estará mais disposto a falar a verdade se sentir que será compreendido. Sente-se com ele e, se possível, olhe-o nos olhos, falando com um tom suave e tranquilizante. Mantenha as mãos nas laterais do corpo ou coloque-as sobre a mesa ou no seu colo, e deixe a expressão facial neutra.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

Mentirosos costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. Por isso, é necessário ter habilidade em mascará-los para que não venham à tona.

Atente-se para os comentários sarcásticos.
Preste atenção em como a pessoa suspeita se comporta cara a cara. Quem fala pelas costas, geralmente, fica irritado ou desconcertado quando está de frente para a vítima. Eles podem acabar expressando esses sentimentos por meio de alfinetadas e elogios sarcásticos.

Se ela não quiser falar, não tente manter contato. Em vez disso, siga em frente e continue vivendo normalmente. Esteja disposto a se afastar. O silêncio indica que ou a pessoa não quer falar com você ou está tentando manipulá-lo.

Não fale mal do outro pelas costas | (Mt 18, 15-20)

Sequência de pensamentos negativos
Mesmo que a arte de ouvir seja importante, é preciso filtrar o que se escuta. Participar de debates produtivos e não se distrair escutando informações que não agregam na vida. A fofoca gasta tempo, cria uma sequência de pensamentos negativos e críticas desnecessárias.

Reconheça que as pessoas falam mentiras e inventam boatos porque desejam ter um certo poder sobre a pessoa cuja reputação está sendo minada. Entenda que a inveja, a solidão, a insegurança e até mesmo o tédio podem motivar uma pessoa a denegrir sua imagem.