Como não ser pego no Programa de plágio?

Perguntado por: dilha . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Como evitar o plágio acadêmico? Para evitar o plágio acadêmico: Faça citação direta: ao copiar um trecho e/ou parágrafo de uma obra, faça a citação direta – informe o sobrenome do autor, ano da publicação e a página de onde a informação foi retirada. Não se esqueça de fazer a referência completa no final do trabalho.

O limite de 3% contido no CopySpider para indicação de possível existência de cópias indevidas (plágio) entre documentos está apoiada em pesquisas internacionais sobre os temas anti plagiarism (anti plágio) e document similarity (semelhança de documentos).

Apresente sua versão dos fatos de forma clara, apelando ao racional de seu interlocutor, e, caso as alegações não procedam, exiba o maior número de evidências circunstancias que reforcem sua autoria.

Seu TCC deve ser 100% original e com 0% de plágio. Ou seja, caso você tenha passado seu TCC no farejador de plágio e acusou mais de 3%, você deverá tomar algumas medidas. Você deverá analisá-lo e encontrar: Citações indiretas que tenham caído em plágio e corrigi-las, todas elas.

Dificuldade ao nível da escrita e da estruturação de ideias; Acesso aberto à informação académica e científica impulsiona o copy-past; Falta de conhecimento do que é o plágio e das suas reais implicações.

Para verificar plágios, recomendamos os seguintes programas e sites:

  1. Turnitin. URL: http://www.turnitin.com/ ...
  2. iThenticate. URL: http://www.ithenticate.com/ ...
  3. Plagiarism detect. URL: http://plagiarism-detect.com/ ...
  4. Plagius. ...
  5. Ephorus. ...
  6. Jplag. ...
  7. Farejador de Plágio. ...
  8. DOC Cop.

A internet é apontada como um dos principais disseminadores da prática do plágio. Com a facilidade de acesso aos trabalhos e a possibilidade de, por meio de um Ctrl C+Ctrl V, ter o material em mãos, ficou muito mais prático plagiar um trabalho e assumir a sua autoria.

Portanto, é muito importante considerar e compreender todos os diferentes tipos de plágio e como eles ocorrem.

  • Plágio completo. ...
  • Plágio baseado na fonte. ...
  • Plágio direto. ...
  • Autoplágio. ...
  • Plágio parafraseado. ...
  • Autoria imprecisa. ...
  • Plágio em mosaico. ...
  • Plágio acidental.

A melhor forma de encontrar plágio é revisar manualmente o documento analisado, e verificar se existem trechos de texto com muitas frases destacadas (cores azul até vermelho), nesses casos é muito provável que esse parágrafo tenha sido copiado.

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

Conforme o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, qualquer cidadão é apto a procurar o poder judiciário e fazer a defesa dos seus direitos.

O plágio em mosaico pode ser mais difícil de detectar, porque consiste em misturar frases ou textos de outra pessoa à sua própria pesquisa. Também é conhecido como plágio em retalhos e é intencional e desonesto.

Podem ser ideias, opiniões, crenças, observações do pesquisador. Os argumentos são numerosos, os mais comuns são históricos, estatísticos, enumerativos, contra-argumentos e exemplos.

Em primeiro lugar, você pode tentar uma comunicação amigável com a pessoa, informando que esse é o seu trabalho e que o crédito deve ser dado à você. Caso a tentativa de papo amigável não funcione, é possível acionar os mecanismos de denúncia das redes sociais para tirar a publicação do ar.

O que impulsiona essa motivação em trapacear é um foco no resultado mais do que no processo. Alunos que recorrem ao plágio intencional estão tipicamente reagindo à pressão para obter sucesso ou ao seu subproduto, a pressão em não ser reprovado.

Cometer plágio significa infringir lei 9.610/88 dos Direitos Autorais. Logo, plágio é crime e o autor deve responder judicialmente pela cópia ilegal do trabalho de outrem. A justiça brasileira utiliza formas de impedir esse tipo de apropriação autoral. Inclusive pode cassar o diploma do responsável pelo plágio.

Continuar lendo Foi pego ou foi pego?