Como não se viciar em jogo?

Perguntado por: hluz7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A psicoterapia cognitivo-comportamental se refere a um dos principais métodos utilizados nesse caso. Além disso, grupos de apoio de pessoas que sofrem com o mesmo problema, também podem ser indicados, pois o compartilhamento de experiências de vida e de superação representam um suporte nesse momento.

5 sinais de que você pode estar viciado:

  • Não tem mais controle sobre a busca ou não consegue parar de usar/fazer algo;
  • Aumento do consumo ao longo do tempo;
  • Tolerância menor a cada vez que usa;
  • Sinais de abstinência quando para o consumo;
  • Ter um padrão disfuncional que traga prejuízo à sua rotina diária.

Principais sinais

  • Jogar mais tempo que o razoável, com prejuízo de outras atividades e de interação social.
  • Problemas no rendimento escolar ou profissional.
  • Diminuição no tempo de sono.
  • Aumento dos conflitos familiares.
  • Irritação quando fica afastado do jogo (sinal de abstinência)

Os videogames podem viciar pela liberação excessiva de dopamina, neurotransmissor associado ao prazer.

O vício se caracteriza por meio da perda de controle sobre o tempo dos jogos, a prioridade dada à diversão em detrimento das demais atividades e das áreas que interessam à vida pessoal e à sociabilidade de quem joga.

A pesquisa aponta um dado interessante, os primeiros lugares na lista de jogos mais tóxicos estão DOTA e CSGO, ambos da empresa Valve Corporation, com taxas acima de 75% de má experiência durante as partidas. Assim, nessa lista também estão outros jogos famosos como Overwatch, PUGb e League of Legends.

O estudo, que começou em 2019 pelo site, teve o Dota 2 como jogo mais tóxico na época e também em 2020. Contudo, em 2021 o VALORANT surgiu como o jogo online mais tóxico com aproximadamente 79%, um 1% a mais do Dota 2.

Call of Duty, Fortnite e World of Warcraft são os games mais estressantes. É o que apontou uma pesquisa feita pela empresa norte-americana Comfy Sacks. De acordo com o estudo, que ouviu mais de 1000 pessoas, 61,5% de quem joga quase diariamente sente estresse durante os jogos.

Como parar de usar drogas?

  1. Reconhecer o vício. Reconhecer que possui um problema quando ele já passou a ocupar grande parte da sua vida não é algo simples. ...
  2. Buscar ajuda especializada. ...
  3. Contar com apoio familiar. ...
  4. Evitar frequentar lugares onde há consumo de drogas. ...
  5. Praticar atividades físicas. ...
  6. Alimentar bem.

Segundo um estudo conduzido pela Universidade College London, nós demoramos, em média, 66 dias para nos livrar de um hábito.

Para vencer uma dependência, além de mudar o estilo de vida é importante resolver tudo o que causa desconforto emocional, como vazio, relações rompidas, medos e ansiedades. Por isso é tão importante fazer psicoterapia.

Com a nova revisão, o vício em jogos eletrônicos entra para a lista de distúrbios de saúde mental sob a nomenclatura “Distúrbio de games” (Gaming disorder). A classificação por parte OMS visa ajudar governos, agências de saúde e pais a identificar riscos e promover tratamentos a esse distúrbio.

Malefícios do uso excessivo dos jogos eletrônicos

  1. FALTA DE CONCENTRAÇÃO. Uma das consequências do excesso de jogos eletrônicos é a falta de concentração em outras atividades que não sejam o videogame. ...
  2. OBESIDADE. ...
  3. SÍNDROME DO OLHO SECO. ...
  4. PROBLEMAS DE AUDIÇÃO. ...
  5. POSTURA INADEQUADA.

“No caso dos jogos, especificamente, a prática excessiva pode causar problemas ortopédicos, como lesões por esforço repetitivo, tendinites e acentuar quadros de sedentarismo, caso a pessoa não use algumas horas do dia para a prática de exercícios”.

Crianças e adolescentes devem ter atividade no computador e videogame limitada a 2 horas por dia no máximo | CREB.

Segundo o estudo, quando jogamos nosso cérebro é bombardeado com uma onda de dopamina, o problema é que isso faz com que o órgão produza menos neurotransmissores e “desligue” o córtex pré-frontal, área relacionada aos julgamentos, tomadas de decisões e autocontrole.

Final Fantasy XV, um colosso de 148 GB no PC.

Halo

Halo é um bom exemplo deste fenômeno, uma vez que ele é considerado como um jogo amaldiçoado pela multiplicidade de problemas e incidentes que impediram seu desenvolvimento, desde a concepção até a própria distribuição do jogo.

Lista coloca Gordon Freeman como o personagem mais marcante da história dos games. Apontar o maior personagem dos games talvez seja uma tarefa tão complicada e ingrata quanto dizer qual é o melhor jogo de todos os tempos.

old Lady

old Lady o jogo mais. tóxico. do Roblox ano já não é de hoje que esse jogo tem essa Fama eu pessoal toma muito tempo.

Respire fundo para se acalmar.
Se você estiver nervoso ou agitado, respire fundo. Inspire e expire profundamente, puxando o ar do diafragma, para reduzir a frequência cardíaca a um nível saudável. Dessa forma, você consegue se concentrar mais no jogo.