Como não se sentir insuficiente no relacionamento?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Seja firme e não tenha medo de se priorizar. Respeite o outro, mas também exija sua parte. Descubra o que acontece nesses relacionamentos que te faz mal. Se isso persiste, pense sobre se afastar um pouco dessa pessoa e buscar quem te faz bem.

Diga “isso deve ser difícil para você” ou “eu entendo como você deve se sentir” para fazer com que ela se sinta compreendida, mas não julgada ou pressionada a mudar um suposto aspecto negativo de si mesma.

Como superar a insegurança em um relacionamento?

  1. Compreenda a origem da insegurança. Entender a origem da insegurança é o primeiro passo para lidar ela. ...
  2. Converse com o seu parceiro. ...
  3. Conheça a si mesmo. ...
  4. Invista em você ...
  5. Evite comparações.

Dicas para melhorar a confiança no relacionamento

  1. Melhore a comunicação. Sem comunicação é impossível entender o universo pessoal da outra pessoa e vice-versa. ...
  2. Enfrente os medos. O medo, tanto de possuir quanto de perder, pode se tornar prejudicial em uma relação. ...
  3. Seja honesto e sincero. ...
  4. Seja uma pessoa amiga. ...
  5. Confiança.

O vazio emocional é uma experiência que, às vezes, sentimos após a morte de uma pessoa querida, após o fim de um relacionamento, após uma decepção, em épocas de transição, períodos de mudança ou pela falta de proteção , afeto e amor.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

O pensamento de “não ser bom o suficiente”, de ser um “fracassado”, uma pessoa que “ninguém dá valor”, é uma autodefinição negativa, pejorativa, em que anula o seu valor próprio, em que se culpa pelas suas imperfeições, se rejeita por defeitos físicos, comportamentais e outros, o que gera frustração, culpa, baixa- ...

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Ter uma conversa franca para explicar suas principais inseguranças pode resolver esse problema. Além disso, estabelecer limites e aceitar que você não precisa saber sempre como agir em situações novas são passos importantes.

A insegurança nos relacionamentos é fruto do medo. Medo de não ser suficiente, medo que o parceiro perca o interesse, medo do fracasso, medo de desistir, medo da rejeição, medo do termino da relação.

Por que a desconfiança no relacionamento surge? A desconfiança é resultado da insegurança, que pode ter sido causada por algum acontecimento, como um caso de infidelidade, por exemplo, ou mesmo por uma carência daquele que a sente.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

8 dicas extraordinárias para alcançar a maturidade emocional no relacionamento

  1. 1- Mantenha a calma. ...
  2. 2- Conheça seu parceiro. ...
  3. 3- Compreenda a relação. ...
  4. 4- Aceite as diferenças. ...
  5. 5- Seja realista. ...
  6. 6- Entenda sua responsabilidade. ...
  7. 7- Tenha momentos a sós. ...
  8. 8- Reconheça.

De acordo com Raquel, os primeiros sinais de que o relacionamento pode não estar dando certo envolvem sensações de incômodo. “A estranheza, o medo e as dúvidas começam a surgir internamente, ainda que a relação continue normal. É aquele sentimento de que algo está errado, só não sabemos exatamente o que é”, aponta.

No entanto, existem transtornos psicológicos que causam uma grande dificuldade para se abrir e falar com outras pessoas. Por exemplo, aqueles que sofrem de depressão ou ansiedade costumam sofrer neste tipo de situações, já que focam em excesso a atenção ao seu interior e, por isso, não ficam em sintonia com os outros.