Como não se envolver em fofocas?

Perguntado por: lperes9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A seguir confira 5 maneiras de manter um bom clima dentro do trabalho e evitar que você seja alvo de fofocas:

  1. Evite perguntas que soem como fofoca. ...
  2. Nem tudo o que parece realmente é ...
  3. Não repita informações, mesmo que verdadeiras. ...
  4. Respeite assuntos delicados. ...
  5. Fique longe da "galera do bebedouro"

Falar mal do outro é uma forma de projeção, um mecanismo de defesa onde atribuímos ao outro aqueles sentimentos ou comportamentos indesejáveis que não aceitamos - ou desconhecemos- em nós.

Um dos motivos mais comuns para a fofoca pode ser a necessidade de aliviar a ansiedade, tanto para escutar, tanto para falar sobre um fato, pois as dinâmicas comunicativas possuem um grande poder de alívio de tensão psíquica, simplesmente pelo fato de que a fala é uma das expressões mais genuínas do psiquismo humano.

Interrompa essa espiral de negatividade, ignorando completamente a situação. Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

Na Bíblia, a fofoca é sempre vista como algo mau, e detestável por Deus (Provérbios 6:16-19). As pessoas são sempre advertidas a tomar cuidado quando se faz uma fofoca, ou quando se anda com um fofoqueiro (Levítico 19:16).

Tome um tempo para respirar profundamente e pensar em como você quer abordar o problema. Procure a fonte do problema: ao invés de simplesmente aceitar o que a outra pessoa está falando sobre você, é importante que você tente descobrir quem está falando mal de você e o motivo de ela estar fazendo isso.

A fofoca é relacionada a falar mal. “Se o comentário é positivo, baseado em admiração ou inspiração, é só um comentário. Ou se é apenas uma opinião sem julgamentos, ressaltando uma forma de pensar, também não é condenável”, opina Gabriela.

mais sobre você do que sobre o outro”? Essa frase se encaixa perfeitamente a esse contexto. Aquele que julga demais é porque algo lhe falta. Pare de apontar os erros e comece a sugerir soluções.

O fofoqueiro ativo geralmente é inseguro e busca se promover por meio de fofocas, obtendo atenção e falando mal dos colegas para isso. Você não quer carregar para si a imagem de uma pessoa que denigre o próximo para se beneficiar, não é verdade? Pois, saiba que é isso que acontecerá caso você se envolva com a prática.

A fofoca gasta tempo, cria uma sequência de pensamentos negativos e críticas desnecessárias. Cada pessoa que se desapega da fofoca passa a conseguir planejar o próprio futuro e realizar sonhos com concentração a si mesmo.

Um fofoqueiro gosta de achar que é uma fonte importante de conhecimento, falando muitas vezes das falhas e momentos vergonhosos de outras pessoas, sem a autorização das pessoas em questão. Também é considerada fofoca quando uma pessoa não tem intenção de prejudicar outra, mas fala dela sem o seu consentimento.

Intrigas, Conflitos e Fofocas: Saiba como lidar com situações negativas no laboratório

  1. Evitar o Conflito. ...
  2. Ceder ao conflito. ...
  3. Manter a postura. ...
  4. Negociar. ...
  5. Colaborar.

Quem fala mal de mim pelas costas está no lugar certo, atrás.

Pois por suas palavras você será absolvido e por suas palavras será condenado" (Mateus 12:36-37). Deveríamos ser tardios para nos irritar. Como é fácil explodir de raiva, não? (especialmente quando estamos dirigindo).

Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

Embora muitos a negligenciem como um "pecadinho", a doutrina moral da Igreja ensina que, objetivamente, se trata de um pecado grave – parvidade de matéria à parte. A "fofoca", em termos técnicos, abrange dois pecados: o da maledicência e o da murmuração.