Como não se apegar muito a uma pessoa?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

5 dicas para não se apegar

  1. 1 – Aprenda a ser feliz sozinho. Quando você aprende a ser feliz sozinho, não precisa de outra pessoa. ...
  2. 2 – Não tenha medo de desistir. Desistir não é sinal de fracasso, não, viu? ...
  3. 3 – Não alimente mágoas. ...
  4. 4- Se deixe chorar. ...
  5. 5 – Errar faz parte da vida.

O amor é libertador; o apego é possessivo. Quando ama não precisa ver a outra pessoa para se sentir seguro, nem estar com ela para perceber como se sente. E não se questiona a toda a hora o que é que a outra pessoa está fazendo e com quem, como acontece com o apego.

O apego ao passado é uma questão emocional complexa que merece cautelosa atenção.
...
Independente se o que aconteceu foi bom ou ruim, devemos deixar os acontecimentos passados irem embora naturalmente.

  1. Perdoe. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Ressignifique. ...
  3. Enfrente medos. ...
  4. Faça novos planos. ...
  5. Aproveite o momento presente.

Apego, aqui deve ser entendido como o comportamento de aproximação e manutenção da relação. Não é patológico, nem doentio. É normal. Apenas os exageros devem ser contidos.

Como ser desapegada emocionalmente em 5 passos

  1. Construa o amor próprio. ...
  2. Não tenha medo de fazer as coisas sozinha. ...
  3. Não tenha medo de deixar as pessoas irem. ...
  4. Saiba recomeçar. ...
  5. Clareza e aceitação.

Como não se iludir: conselhos básicos

  1. Aprenda com a experiência. Ser um eterno adolescente no amor poderia ser considerado algo ideal, já que ter o coração intacto é o símbolo da inocência. ...
  2. Utilize o seu senso comum. ...
  3. Valorize as atitudes de forma objetiva. ...
  4. A importância do "aqui e agora"

Como deixar de depender emocionalmente de outras pessoas

  1. Reconheça os sintomas da dependência. ...
  2. Mantenha ou recupere seu espaço individual. ...
  3. Valorize outras pessoas sem as idolatrar. ...
  4. Tenha autonomia para tomar decisões. ...
  5. Procure ajuda profissional.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

Paixão é loucura – Amor é lucidez. A paixão não vê defeitos, nem no outro, nem na própria relação, é cega e é louca porque idealiza, não é capaz de viver uma realidade e sim, uma ilusão.

Os dois especialistas pontuam quais sinais indicam que uma pessoa pode estar em um relacionamento por carência e não por amor: Abrir mão de coisas importantes para você para atender o que o outro exige. O desejo do parceiro é sempre o mais importante. Não expor sua opinião com medo de desagradar o outro.

Quando um homem se apaixona, outros dois fatores são muito importantes: segurança e conforto. Além de confiar na outra pessoa, eles costumam se interessam mais por relacionamentos em que ambos tenham pelo menos alguns interesses em comum. Mas, claro, isso precisa ser natural.

Muitas vezes você não percebe que está tão apegado e isso pode ser confundido com o amor mas o amor é puro e leve já o apego é não conseguir se ver sem aquela pessoa, por ter medo de estar sozinho, querer que alguém fique só com ela mesmo que custe a felicidade do outro.

Esses padrões costumam ser categorizados em quatro principais estilos de apego: Apego Seguro; Apego Evitante; Apego Ambivalente; Apego Desorganizado.

A dependência emocional quando não tratada adequadamente pode evoluir para sintomas graves, tais como depressão, transtornos alimentares, transtornos de ansiedade, estresse, abuso de substâncias, insônia e autodestruição. Portanto, buscar ajuda profissional ao identificar esses sinais é importante e muito eficaz.

Olá Lukah! Se você sente que esta característica traz prejuízos emocionais por se envolver intensamente a curto prazo nas relações, procure ajuda de um psicólogo para que seja possível compreender esta questão.

Continuar lendo É errado se apegar?