Como não se abalar com críticas?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Para que você não permita que comentários negativos afetem você, confira algumas dicas a seguir.

  1. Relacione a crítica à sua atitude, não a você ...
  2. Filtre os comentários que escutar. ...
  3. Prefira ficar brava e não triste com os comentários. ...
  4. Valorize a sua opinião, não supervalorize a opinião alheia.

Crítica destrutiva: foca no que o outro tem de pior. Exemplo: Você é muito preguiçoso! Nunca arruma a casa! Crítica construtiva: os comentários se referem ao comportamento, não aos defeitos do outro.

6 passos para responder ao feedback negativo

  1. Não perca a calma. Sei que a leitura de uma crítica negativa em linha pode perturbar-te, e é normal. ...
  2. Personalizar a resposta. ...
  3. Agradeça-lhes o seu feedback. ...
  4. Pede desculpa e simpatiza. ...
  5. Limitar-se à questão. ...
  6. Pedir uma segunda oportunidade.

5 maneiras de diminuir a autocrítica e o perfeccionismo!

  1. Como os pensamentos negativos influenciam nossa vida.
  2. Preste atenção aos seus pensamentos.
  3. Mude o foco.
  4. Examine as evidências.
  5. Substitua pensamentos negativos por afirmações realistas e nutritivas.
  6. Equilibre o autoaperfeiçoamento com a autoaceitação.

Na realidade, a crítica construtiva pode ajudar no crescimento pessoal e profissional, tanto de quem a dá quanto de quem a recebe. Na realidade, um feedback crítico e sincero pode fortalecer o vínculo entre as pessoas, em vez de enfraquecê-lo.”

Confira as dicas, respire fundo e acredite que tudo dará certo:

  1. Faça uma lista. Listas sempre ajudam a ter uma visão mais ampla de uma situação. ...
  2. Trabalhe bastante. Com muita coisa para fazer, simplesmente não haverá espaço no seu cérebro para preocupações. ...
  3. Puxe assunto. ...
  4. Medite. ...
  5. Faça algum exercício. ...
  6. Saia da internet.

Resista à tentação de revidar, seja pessoalmente ou pela internet. Não responda comentários maldosos com mais agressividade. Evite falar mal da pessoa depois. Na hora você pode até se sentir aliviado, mas isso também não resolverá o problema.

Crítica-Frase-Quando você for criticado lembre-se dessa frase 'Você nunca será criticado por alguém que esteja fazendo mais do que você... Crítica-Frase-Às vezes somos nosso pior crítico...

O egocêntrico não aceita críticas. Ele reage intensamente a opiniões que considera estarem incorretas sobre a sua personalidade ou atitudes.

A pessoa com transtorno de personalidade esquiva é muito sensível a qualquer coisa crítica, à falta de aprovação ou à ridicularização, porque pensa constantemente sobre ser criticada ou rejeitada por outros.

5 dicas para enfrentar o medo das críticas e do julgamento

  1. Aceite seus pensamentos.
  2. Reconstrua sua forma de pensar.
  3. Se exponha aos poucos.
  4. Não tenha medo de perguntar.
  5. Não se preocupe com os erros!

Entenda mais a seguir:

  1. 1- Não entre em modo defensivo – ouça primeiro. ...
  2. 2- Tente entender o ponto de vista alheio. ...
  3. 3- Saiba mensurar o que há de verdade na crítica destrutiva no trabalho. ...
  4. 4- Acalme-se antes de falar sobre o problema. ...
  5. 5- Faça uma autoanálise para pautar seus argumentos. ...
  6. 6- Nos piores casos, tente ignorar.

Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto. A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”.

Se por um lado, a crítica se resume em fazer afirmações negativas sobre as motivações da outra pessoa, podendo incluir ordens e ultimatos, o feedback negativo procura responder ao resultado real do comportamento daquela pessoa, objetivando que ela reflita os pontos positivos de uma mudança.

Quando recebemos uma crítica, geralmente a experimentamos como um ataque pessoal, um comentário doloroso e, em alguns casos, vergonhoso, algo que nos machuca e incomoda. Por isso, muitas vezes lidar com as críticas não é tão fácil e uma das nossas primeiras reações é nos colocarmos na defensiva.

Como dar uma resposta bem dada? Mantenha a cabeça fria, não caia em reações violentas ou desculpas humilhantes. Fale calmamente, relaxado e, ao mesmo tempo, com clareza e firmeza. Isso irá desencorajar seu interlocutor e privá-lo da oportunidade de jogar com suas emoções.

Mostre empatia.
Não é que seja realmente necessário, principalmente se o comentário pode ser tido como uma micro agressão, mas numa situação em que o cliente está a responder com frustração e raiva, mostrar que percebe a sua posição, com frases simples: “Eu percebo isso” ou “Eu compreendo” pode ajudar a acalmar.