Como não repetir a palavra que?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A dica para a construção de um texto mais claro e sem a repetição do pronome “que” é substituirmos as orações substantivas e adjetivas por substantivos e seus complementos. Em outras palavras, você pode adaptar os próprios termos ou optar pelo uso de sinônimos.

O que é anáfora? A anáfora é o processo de repetição ou retomada de uma palavra/referente utilizado anteriormente na frase ou no texto. Devido a sua aplicação em diversos níveis da língua — a frase, o texto, por exemplo —, ela se expressa de diferentes modos.

Pode ser sim. O discurso repetitivo é uma parte extremamente comum no desenvolvimento da linguagem, e geralmente é visto em crianças que estão aprendendo a se comunicar.

"A ecolalia caracteriza-se pela reprodução repetitiva de palavras, sílabas ou frases- a criança fica repetindo aquilo que ela ou o interlocutor acabou de falar (ecolalia imediata), pode ainda reproduzir falas de desenhos ou filmes após um tempo mais significativo (ecolalia tardia).

Sinônimo de em que

  • no qual, na qual, nos quais, nas quais. Exemplo: O envelope em que eu guardei o dinheiro desapareceu. ...
  • onde. Exemplo: O país em que eu nasci é o país mais bonito do mundo. ...
  • quando. Exemplo: Isso foi no tempo em que ainda havia respeito na sociedade.
  • Não encontrou o sinônimo que procurava?

pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Uso do que
Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

1 uma vez que, dado que, já que, como, em virtude de, em razão de, devido a, graças a, por causa de, em função de, sendo que. Exemplo: Visto que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.

O mesmo que mas, porém, contudo, todavia, entretanto.

Abaixo, trazemos algumas maneiras de combater esse mal.

  1. Troque a oração adjetiva por adjetivo ou substantivo. Em vez de “pessoa que faz café” ...
  2. Mude a oração adjetiva por aposto. Em vez de “Brasília, que é a capital do Brasil, completará 63 anos em 2023.” ...
  3. Substitua a oração pelo termo nominal correspondente. ...
  4. Reduza orações.

Nas crianças com autismo, percebemos a permanência da ecolalia, uma das características mais comuns no TEA — Transtorno do Espectro Autista. Embora seja um processo natural de aquisição da linguagem, quando a ecolalia persiste após os 3,4 anos da criança, pode ser um sinal de autismo.

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

A ecolalia é definida como a repetição de sons, palavras ou frases. Algo que ocorre também a crianças com sintomas autísticos.

Problemas na comunicação: um dos sinais que pode indicar que a criança tem autismo é ter problemas em se comunicar com outras pessoas, como não conseguir falar corretamente, dar uso indevido às palavras ou não saber se expressar utilizando palavras.

Os sintomas de autismo leve na área da linguagem social se caracterizam pela dificuldade que a criança possui em se comunicar com outras pessoas. Essa característica do autismo leve pode estar presente na formação de frases sem conexão, uso errado de palavras e de sentido, além de problemas em se expressar.

Existem várias explicações para o hábito de falar demais: ansiedade, carência e questões de personalidade. Contudo, a compulsão por falar em excesso também pode ser um patologia, conhecida como verbomania.