Como não perder o sotaque?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

7 DICAS PARA NEUTRALIZAR O SOTAQUE!

  1. Decida se você deve mesmo neutralizar o sotaque. ...
  2. Verifique se o seu problema é morfológico. ...
  3. Ouça sua própria voz e dicção. ...
  4. Cante. ...
  5. Brinque com travas-língua. ...
  6. Converse com outras pessoas.
  7. Imite outros sotaques.

É praticamente impossível não ter (algum) sotaque quando se fala uma segunda língua, por muito fluente que a pessoa seja. Desde que a pronúncia seja minimamente inteligível (e que respeite as regras fonéticas básicas) e e a gramática/vocabulário sejam bons, o sotaque não importa muito.

Quando nos deparamos com alguém que produz o 's' ou o 'r', por exemplo, de forma diferente da nossa, reagimos com estranhamento por esta pronúncia ser distinta da nossa própria e atribuímos esse fenômeno à presença de sotaque. Mas, na verdade, nós também temos sotaque. Apenas não o percebemos!

Para alguns especialistas, os dialetos falados em Brasília, Espírito Santo e na região Sul Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, são parecidos e bem próximos ao dialeto neutro por serem intermediários, ou seja, compostos por elementos de vários sotaques diferentes.

O sotaque se caracteriza pela força ou intensidade, pelo ritmo e pela melodia de uma mesma língua falada de maneiras diferentes por diferentes comunidades. É curioso que, quando estamos em contato com pessoas da nossa comunidade, não notamos nosso próprio sotaque.

O sotaque neutro não identifica de onde você é enquanto está fazendo uma locução comercial ou a apresentação de um programa em uma rádio ou TV de padrão nacional, por exemplo. Em algumas regiões isso acontece de forma mais natural, É o caso dos gaúchos e paulistas.

3 aplicativos para perder o sotaque e falar como um nativo

  1. Beelinguapp. O Beelinguapp é um dos melhores aplicativos para alunos iniciantes praticarem o shadowing! ...
  2. HelloTalk. Conversar com um falante nativo é a melhor forma para você neutralizar seu sotaque! ...
  3. Duolingo.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

O sotaque do carioca é considerado o sotaque oficial do Brasil - TV Senado.

Assim como em nenhum país do mundo há uma região específica que não tenha sotaque próprio. Em quais estados do Brasil os habitantes quase não tem sotaque? A fala é … a fala.

Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.

Muito buscada por atores, radialistas, jornalistas e repórteres televisivos – entre outros profissionais que atuam com a fala -, a neutralidade do sotaque pode ser conquistada com do auxílio da fonoaudiologia que através de exercícios, realiza esse feito.

O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.

Na cidade de São Paulo, duas pronúncias se destacam. A intitulada “R retroflexo”, é o famoso R caipira, muito presente em comunidades periféricas. A outra é chamada “R tepe”, mais seco, como na palavra “pirata”, por exemplo. E o curioso aqui é que os nativos falantes do paulistanês não acreditam que têm sotaque.

Uma das maneiras de aprender o sotaque do português de Portugal é por meio de músicas. Ouça músicas de artistas lusitanos, como as bandas de rock atuais Diabo na Cruz, Punk Sinatra, Anaquim, Ornatos Violeta e A Caruma. Se você gosta de reggae, pode ouvir algumas músicas da banda Sativa.

Geralmente, a patologia é resultado de um acidente vascular cerebral, mas, há pesquisas relatando o seu desenvolvimento após traumatismo craniano, migrâneas, transtornos psiquiátricos – com destaque para esquizofrenia -, ou até mesmo distúrbios do crescimento e maturação humana.

Quando o assunto é sotaque mais cativante, o mineiro e o baiano também ficam em primeiro e segundo lugares. Mas quem completa o pódio, na terceira posição, é o sotaque cearense.

O "mineirês" também está entre os sotaques mais ... O sotaque dos cariocas - cuja marca são os s "chiados" e as vogais mais abertas - ficou em primeiro lugar na lista, seguido pelos sotaques baiano e mineiro. O sotaque fluminense foi eleito um dos ... Os sotaques brasileiros e suas origens.

1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. Veio da mistura da maneira de falar dos índios e dos portugueses, que chegaram à região entre os séculos 16 e 17.

A razão de a língua portuguesa falada aqui ser tão diversa é explicada justamente pela diversidade da formação da nossa gente. O site da revista SuperInteressante explica que para descobrir as origens de um sotaque é preciso conhecer a história da população nativa da região e das pessoas que migraram para lá.