Como não pensar no dia de amanhã?

Perguntado por: darruda . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Como quebrar o ciclo de pensar demais

  1. Passo 1– ficar consciente de que está pensando demais. ...
  2. Passo 2: distancie-se dos pensamentos para enxergar melhor se você pode ter algum controle sobre a situação que está ruminando. ...
  3. Passo 3- se você pode controlar a situação, mantenha-se no momento presente e isole o problema.

Dicas de como ter o domínio sobre o poder da mente

  1. Filtre seus pensamentos. O primeiro passo, como em qualquer processo de melhoria, é começar a organizar a sua mente. ...
  2. Desintoxique sua mente. ...
  3. Cultive bons pensamentos. ...
  4. Revise sua mente periodicamente. ...
  5. Exercite sua mente. ...
  6. Tenha autoconfiança. ...
  7. Busque ter uma mente sossegada.

Não pensar em nada por muito tempo é uma tarefa muito difícil, talvez até impossível, entretanto, é possível você desenvolver habilidade de se permanecer atento ao momento presente, se abstendo de julgamento e reconhecendo seus pensamentos sem que eles prejudiquem sua experiência.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal. Fonte: Bíblia | Nova Versão Internacional.

Jesus não olha para as pessoas apenas para criticá-las. Ele não se centra em si mesmo para analisar a situação do seu povo. Sua preocupação é com a sua salvação. A salvação estava diante do povo, ao seu alcance, mas, infelizmente, Israel tinha muitas desculpas para se esquivar de Jesus e para não escutá-lo.

É por isso que Cristo nos disse que não devemos nos preocupar com o amanhã, porque o amanhã a Deus pertence, pois o próprio amanhã cuidará de si mesmo. Não queira adivinhar o seu futuro, o amanhã. Tudo rege na perfeição da sabedoria universal. E, diante de nossas limitações, só Deus sabe cuidar de nós.

O amanhã é um dia que não foi gerado, que ainda não foi concebido, ou seja, ele não está em nossas mãos. Embora o amanhã seja conhecido por Deus, para nós ele é desconhecido. Por isso, devemos pedir a Deus o pão para hoje, cientes de que as necessidades de amanhã ainda são inexistentes (Mt. 6:11).

34 Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

Quais são as principais formas de esvaziar a mente?

  1. Medite. A meditação é um recurso usado por milênios para acalmar a mente. ...
  2. Entre em contato com a natureza. ...
  3. Leia um bom livro. ...
  4. Use técnicas de controle da respiração. ...
  5. Respeite os limites do seu corpo. ...
  6. Pratique a caminhada meditativa.

Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas. Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio.

Um estudo publicado na revista Current Biology indica que “pensar demais” pode provocar o acúmulo de glutamato no cérebro, devido ao exercício do controle cognitivo. Ainda assim, os pesquisadores afirmam que é cedo para dizer que muitas horas de trabalho mental cause um acúmulo tóxico da substância no organismo.

Quem pode ter esses tipos de pensamentos? Pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), distúrbios alimentares, ansiedade e depressão são mais suscetíveis a terem pensamentos indesejáveis. A ansiedade é caracterizada por uma preocupação excessiva com o futuro.

Pensar demais faz mal ao cérebro. Pode-se resumir dessa forma a conclusão de uma pesquisa britânica recente, segundo a qual aqueles que perdem muito tempo filosofando sobre a vida podem acabar ficando depressivos e ter até lapsos de memória.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

O Salvador ordenou ao vento que parasse de soprar e que as ondas se acalmassem. O vento parou e o mar ficou calmo. Jesus perguntou aos discípulos por que ficaram com medo e disse-lhes que deveriam ter mais fé. Os discípulos, admirados, ficaram pensando que tipo de homem era capaz de dar ordens ao vento e ao mar.

Salmo 116 - Contra a Aflição. Amo ao Senhor, porque ele ouve a minha voz e a minha súplica. Porque inclina para mim o seu ouvido, invocá-lo-ei enquanto viver. Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofri tribulação e tristeza.

Assim, a preocupação excessiva é a ausência de autoconfiança, dessa forma, quando você estiver em uma situação inesperadamente ruim, acredite que você consegue lidar com qualquer situação, confie sempre em seus instintos e em sua habilidade de resolver problemas.

5 Entrega o teu acaminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. 6 E ele afará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo, como o meio-dia. 7 Descansa no Senhor, e aespera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

Confie e espere, Ele vem! Já não haverá morte, nem choro, nem tristeza, nem dor jamais (Apocalipse 21:3-4). Vale a pena confiar sua vida ao Senhor que tem o futuro nas Suas poderosas mãos!