Como não incomodar o vizinho?

Perguntado por: lalencastro7 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Veja agora algumas dicas para evitar o estresse entre você e seus vizinhos.

  1. Entrar em um acordo com os seus vizinhos. ...
  2. Montar um pequeno estúdio em casa. ...
  3. Alugar uma sala em estúdios ou empresas no segmento de música. ...
  4. Baixar o som do instrumento caso seja elétrico. ...
  5. Barulho – Crime e Contravenção.

Abafe os vizinhos barulhentos (literalmente).
Invista em um bom par de fones que ajude a bloquear os ruídos que vêm do lado. Da próxima vez que os vizinhos começarem quatro horas de prática de guitarra, coloque os fones de ouvido para um pouco de paz. Se forem caros demais, tampões de ouvido também servirão bem.

Mesmo que você evite se relacionar com o fofoqueiro, é importante saber como lidar com essa situação. O primeiro passo é não alimentar a fofoca. Se esse vizinho parar você para contar uma novidade, não deixe que o papo se estenda, invente uma desculpe e afaste-se.

Os Direitos de Vizinhança estão no capítulo cinco do Código Civil. Estabelecem normas relacionadas, basicamente, ao uso anormal da propriedade, às árvores limítrofes, à passagem forçada, à passagem de cabos e tubulações, às águas, aos limites entre prédios e ao direito de tapagem e ao direito de construir.

Bata na porta, apresente-se e informe-os dos problemas.

  1. Peça gentilmente, mas seja claro. Peça exatamente o que quer e não seja vago. ...
  2. Faça pedidos razoáveis. Se você não aguenta mais ouvir o filho de seus vizinhos praticando tocar trombone, não é muito prático pedir que eles isolem acusticamente a casa.

Afaste esse olho gordo de quem vive ao seu redor, controlando a sua vida. Para esse ritual você irá precisar de um copo grande de água, três galhos de alecrim e uma colher de sopa de sal grosso, tudo bem simples. Durante um mês inteiro, não importa qual, você deverá fazer a simpatia todas as segundas-feiras.

Esqueça as conversas maldosas e compartilhe emoções positivas

  1. Evite se envolver. ...
  2. Estabeleça um acordo entre funcionários. ...
  3. Deixe os funcionários à vontade. ...
  4. Compartilhe mais emoções positivas. ...
  5. Pense antes de falar. ...
  6. Menos queixas e mais solicitações. ...
  7. Mantenha o equilíbrio.

Não faça comentários negativos e reclamações pelas costas. Se tiver algum tipo de queixa, procure falar diretamente com os envolvidos. Realize pequenas gentilezas para estimular a reciprocidade e a boa vontade dos colegas. Se acidentalmente ouvir ou ficar sabendo de algo, não passe o boato adiante.

Especialista ensina como lidar com a fofoca no trabalho

  1. SAIA DE PERTO. Falar mal dos outros pode gerar desavenças na equipe e reduzir a produtividade. ...
  2. ROMPA O CÍRCULO. Se o "montinho da fofoca" se formar perto de você, aproveite para falar as qualidades de quem é alvo dos comentários maldosos. ...
  3. FECHE A BOCA. ...
  4. REVERTA.

Para combatê-lo, alguns especialistas recomendam usar tampões nos ouvidos, organizar o trabalho de maneira que não coincida com as horas em que o barulho é mais intenso, isolar o espaço que usamos e fazer um descanso.

A misofonia causa intenso incômodo ao ouvir sons de volume baixo e repetitivos, como a mastigação, o engolir, o mascar chiclete, o tossir ou pigarrear, o estalar os lábios, e o clique de uma caneta. A misofonia está diretamente relacionada ao significado do som.

Escolha o momento certo para falar com seu vizinho.
Idealmente, você deve ter esta conversa quando não houver muito barulho ou interrupções, especialmente se o problema ocorre no meio da noite (quando ninguém está em seu melhor humor). Isso também deve ser evitado porque você pode estar com muita raiva na hora.

Sim, é possível processar vizinho barulhento. Entretanto, essa é uma via para casos extremos. Antes de tomar medidas judiciais, é possível entrar com um processo extrajudicial ou tentar resolver dentro dos recursos criados pelo regimento interno do condomínio.

Em tese, para cada vez que o vizinho perturba, um novo boletim de ocorrência deve ser lavrado. Quando a perturbação atingir o nível de causar danos a saúde humana, pode-se aplicar o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (que é mais rígida, porém de difícil constatação na prática).

Ser amável com seu vizinho e funcionários do local onde mora, praticando o tradicional bom dia, boa tarde e boa noite. Respeitar a lei do silêncio, após às 22h, principalmente. Não ouvir músicas e televisores em alto volume, independentemente do dia da semana e horário.

Vem, Espírito Santo, abrir meus olhos para as riquezas que possuo. Vem, Espírito Santo de Deus, blindar-me com Teu poder para me proteger contra os invejosos, que querem prejudicar a mim e a meus familiares. Eu renuncio toda inveja em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Afastar um fofoqueiro específico
Pegue uma espada-de-são-jorge e faça nela três cortes. Depois, diga a seguinte frase: "Corta mironga, corta formigueira; leva para longe de minha vida essa pessoa fofoqueira". Repita essa frase três vezes e, ao final, pronuncie o nome da pessoa que está fofocando sobre a sua vida.

Interrompa essa espiral de negatividade, ignorando completamente a situação. Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores.

Continuar lendo Como ignorar um vizinho?