Como não gastar muita energia com ar-condicionado?

Perguntado por: njesus . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Como economizar energia com ar-condicionado

  1. Verifique se o seu aparelho possui o selo Procel. ...
  2. Confira a instalação elétrica no disjuntor. ...
  3. Informe à companhia de energia elétrica, caso necessário. ...
  4. Escolha um aparelho de acordo com o espaço. ...
  5. Garanta a instalação correta do aparelho. ...
  6. Ajuste a temperatura de maneira adequada.

– os índices de consumo de energia, graças a um fator chamado “carga térmica”, a diferença entre a temperatura externa e a desejada pelo usuário do aparelho. Usar o aparelho em 23ºC ou 24ºC pode significar uma economia significativa e o mesmo conforto que se alcança quando o ar está em 18°C ou 20ºC.

Cálculo de acordo com o exemplo: KW/h = 800 Watts x 8 horas x 30 dias / 1000 = 192 KWh/mês; Consumo em R$: 192 KWh/mês x 0,40 = 76,8. Ou seja, nesse caso, o consumo do seu ar-condicionado é de R$76,80 por mês.

Além de ter seu tempo de vida útil reduzido, um ar-condicionado sujo consome muito mais energia. Por isso, é muito importante que seja feita uma limpeza profissional, que contemple os filtros, saídas de ar etc, no seu aparelho.

Ar-Condicionado Split 12000 BTUs Ligado 24 horas
Conforme o manual, ele tem um consumo de 22,8 kWh/mês.

O ar-condicionado funciona melhor em ambientes fechados, então mantenha sempre as portas e janelas sem frestas abertas para manter o ar refrigerado ali dentro. Vale até colocar protetores de tecido para vedar a parte de baixo das portas.

Ficar ligando e desligando o ar-condicionado diminui o consumo: Errado! Na verdade, esse ligar e desligar constantes aumentam o consumo, porque acaba por acontecer picos de consumo que o aparelho precisa fazer por conta deste ato. O ambiente não importa: Importa sim!

Conclusão: ar-condicionado x ventilador
No quesito consumo de energia, podemos observar que o ar-condicionado gasta mais.

23º C

De acordo com indicação da própria ANVISA, no verão, a temperatura ideal para aparelhos de ar-condicionado é 23º C, no modo "Cool" (resfriar). Essa temperatura é mais saudável para interiores, garantindo um ambiente climatizado.

O clima ideal para ambientes fechados tem determinações distintas: a da OMS (Organização Mundial da Saúde) e gira entre 20º e 23º. Enquanto isso, a temperatura ideal do ar-condicionado para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) gira entre 20º a 23º no inverno e 23º a 26º no verão.

Então recomendamos que faça testes e chegue a um ponto de equilíbrio na temperatura, que permita uma noite confortável sem causar efeitos colaterais, normalmente essa temperatura do ar-condicionado deve estar ajustada entre 20°C e 23°C. Desse modo, você terá um sono de qualidade.

Se o proprietário for deixar a casa por muitas horas, a orientação é desligar o ar-condicionado para evitar picos de tensão durante o dia. Agora, se ele for se ausentar por menos de duas horas, vale manter o aparelho ligado, porém em uma temperatura mais alta. Assim, o ar gasta menos energia ao ser ligado novamente.

Os horários mais indicados para ligar o ar condicionado e economizar energia são durante a noite e nas primeiras horas da manhã, quando a temperatura ambiente costuma ser mais baixa.

Se você tem um ar condicionado Split e já se fez essa pergunta, saiba que sim, ele pode ficar um dia todo funcionando sem parar.