Como não forçar a garganta para cantar?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

A maneira realmente certa de cantar, sem machucar a garganta, é ativar o diafragma para controlar a respiração e, assim, impulsionar o ar para fora dos pulmões. Desta forma, o som é amplificado e o cantor não tem que forçar a voz. O diafragma é, portanto, um músculo importante para a prática do canto.

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

Deve-se evitar ingerir alguns alimentos antes do uso excessivo da voz: chocolate, leite e derivados, café, refrigerante, alimentos gordurosos; e preferir alimentos que possam auxiliar na saúde do trato vocal como, por exemplo, as frutas cítricas, maçã, além do consumo adequado de água.

O aquecimento vocal serve para aumentar a circulação sanguínea e, consequentemente, a oxigenação no local, dar às pregas vocais maior flexibilidade, melhorar a articulação dos sons emitidos e a vibração das pregas vocais, desta forma, facilitando o momento de cantar.

Encontre sua postura nobre, inspire pelo nariz em 5 tempos (vá contando mentalmente), retenha o ar por 5 tempos e solte o ar pela boca, também em 5 tempos. Repita o mesmo exercício 10 vezes. Perceba como está o seu corpo, sua postura, a sustentação do ar.

Fazer gargarejos com água morna e sal
O gargarejo com água morna e sal ajuda a diminuir o catarro na garganta, porque o sal dissolve o muco, aliviando o pigarro. Além disso, o sal também tem propriedades bactericidas, eliminando bactérias que podem estar provocando a formação do catarro.

A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. "Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada", afirma a fonoaudióloga Sonia Salama.

Como melhorar a voz para cantar bem

  1. Exercício para aumentar a capacidade respiratória. ...
  2. Exercício para aquecer as cordas vocais. ...
  3. Exercício para melhorar a ressonância. ...
  4. Exercício para relaxar a laringe.

Além de uma alimentação balanceada contendo cereais, leguminosas, frutas, verduras e hortaliças para manter a saúde vocal, também são recomendados alimentos com propriedades específicas que auxiliam a produção vocal como a água, maçã, frutas cítricas, fibras, mel e própolis.

As frutas cítricas, ricas em vitamina C e antioxidantes, são alguns dos melhores alimentos para a voz. Além disso, limão, laranja e companhia garantem que a garganta permaneça hidratada, o que também é essencial.

O ar sai dos pulmões, expulso pelo diafragma ao entrar em relaxamento e passa pelas pregas vocais. Localizadas na laringe, as pregas vocais vibram e transformam o ar em som. São os músculos da laringe que determinam a altura e a duração do som (por consequência, definem as notas cantadas).

Hidratação. Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.

Tenha uma noite de sono para cantar bem
Dormir bem é a solução para recuperar a energia e descansar as pregas vocais! Por quê? Quando você dorme, não precisa forçar as cordas vocais, tornando a noite de sono em um dos momentos mais benéficos para quem precisa usar a voz constantemente.

Uma boa forma de aquecer a voz é colocando a sua língua no céu da boca e fazendo sons vibrantes como “trrr”, e depois, vibrando os lábios fazendo “brr” até que o ar dos pulmões acabe. Deixe o abdômen contraído durante todo o processo. Para desaquecer, beba água na temperatura ambiente e faça pelo menos 10 bocejos.

3 formas de corrigir a voz anasalada em casa

  1. Abrir mais a boca para falar. A voz anasalada é muito frequente em pessoas que falam com a boca quase fechada, pois isso faz com que o ar não saia apenas pela boca, sendo também eliminado pelo nariz. ...
  2. Fazer exercícios para fortalecer os músculos. ...
  3. Baixar a língua enquanto fala.

O aparelho chamado respiron, composto por três bolinhas dentro de cilindros, permite treinar a musculatura respiratória para melhorar o desempenho do sistema respiratório como um todo.

A cafeína e o calor do café ressecam as cordas vocais, o mesmo efeito dos cigarros, e também podem causar acidez no estômago e azia. Evite tomar café pelo menos 4 horas antes de cantar, e tome bastante água para diluir a cafeína. Seja um grito ou um sussurro, esses dois podem afetar sua voz.

1. Apresenta dor na garganta quando canta. Quando cantamos, não devemos sentir nenhum desconforto e muito menos dor! Se isso está acontecendo, é porque a voz está mal posicionada e a emissão vocal está sendo agressiva para as cordas vocais.

Existem inúmeras dicas legais sobre o assunto, mas se sua voz está com problemas, deve procurar os profissionais especializados: o fonoaudiólogo, especialista em voz é o profissional indicado para realizar a terapia de voz e auxiliar no tratamento de rouquidão, voz falha ou fraca.

Por que beber água pode te ajudar com problemas na voz? Pregas vocais não hidratadas se tornam ressecadas e rígidas, o que acaba comprometendo a sua vibração, trazendo consequências negativas para a nossa voz, como as disfonias (que são alterações ou dificuldades na emissão da voz).

1) Beba de sete a oito copos de água, em temperatura ambiente, ao longo do dia. Se quiser, faça gargarejos suaves com água morna e sal. 2) As pregas vocais são envolvidas por uma mucosa, que deve estar sempre saudável. Intensifique a hidratação caso permaneça muito tempo em locais com ar condicionado.