Como não feder cecê?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Para o cecê não aparecer, o ideal é adotar alguns cuidados na tentativa de deixar as regiões de dobra frescas diante de situações que nos fazem suar.

  1. Lave as axilas corretamente. ...
  2. Use um desodorante ou antitranspirante. ...
  3. Considere tratamentos médicos. ...
  4. Vale a pena retirar os pelos? ...
  5. Prefira tecidos de algodão.

Misture 1 colher de bicarbonato + caldo de meio limão. Durante 7 dias, à noite, passe a mistura nas axilas. Deixe agir por 15 minutos e depois enxague. Seque e passe leite de magnésia, ou leite de rosas, ou minancora, ou pó antisséptico Granado.

Odaban

Um exemplo de produto antiperspirante de qualidade e eficiente hoje no mercado é o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas. Ele é capaz de tratar os dois problemas, a transpiração excessiva e o mau cheiro produzido pelo suor da região.

Clindamicina 1% ou eritromicina 2%, sob manipulação em creme, loção ou gel, aplicar duas vezes ao dia, até melhora do odor. Pode ser necessário repetir o curso ou até mesmo manter o uso contínuo da medicação para manutenção da resposta.

A hiperidrose — condição em que se sua excessivamente — também pode ser a causadora. Para tratar esse “cecê”, a dermatologista Barbara Uzel indica procurar primeiro a causa. “Se for hiperidrose, o tratamento pode ser medicamentoso com oxibutinina ou com aplicação de toxina botulínica (botox).

A causa do cecê não é simplesmente o suor acumulado debaixo das axilas, mas sim a mistura entre restos de pele, sais e água que acaba sendo ambiente bem maneiro para a proliferação de bactérias e fungos.

Os nódulos geralmente causam um entupimento dos poros, mantendo toda a sujeira dentro do corpo, além de também acumular bactérias. Já que as bactérias são as causadoras do mau cheiro, quando se tem nódulos em apenas uma axila o odor será sentido apenas de um dos lados.

Pode parecer estranho combater o mau odor das axilas com um produto que também tem cheiro forte. O fato é que por causa da sua acidez, o vinagre é um aliado da pele para eliminar as bactérias - e os maus odores. Basta molhar um algodão ou pano limpo com vinagre e aplicar nas axilas.

Aplique-o diretamente sobre a axila em movimentos suaves de rolagem para cima e para baixo. Aguarde cerca de 1 minuto até o produto secar antes de colocar a roupa.

Qual o melhor sabonete antibacteriano para axilas? Sabonete antisséptico com glicerina – O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida.

Antes do banho, passe metade de um limão nas axilas. Espere 10 minutos e depois tome seu banho normalmente (limpando direitinho as axilas, hein?). Outra opção é usar bicarbonato de sódio.

O mau odor e até mesmo o popular “suor com cheiro de cebola”, como alguns relatam, pode ser causado por alterações hormonais como problemas da tireoide, por exemplo. Alguns distúrbios genéticos também podem estar ligados a esse odor típico.

Segundo a matéria do site Carrefour em 11 de agosto de 2020, por ser um poderoso anti-bacteriano e anti-séptico, o limão pode ser utilizado para remover odores das axilas.

De acordo com Zeichner, o consumo excessivo de vegetais crucíferos, alho, cebola e pratos muito condimentados piora o cheiro das axilas. Alimentos crucíferos, vale ressaltar, são aqueles com uma espécie de cruz na base, como o brócolis, couve-flor, rúcula, entre outros.

Cientistas afirmam que asiáticos daquela região do continente nasceram com variação genética que não tem a secreção específica nas axilas que atrai bactéria que produz cheiro de 'cê-cê'.

O mau cheiro nas axilas e nos pés é conhecido por bromidrose e é causado pela decomposição do nosso suor pelas bactérias que estão na nossa pele. Tratamentos locais com sabonetes antissépticos, antibióticos e desodorantes antiperspirantes ajudam muito a vencer esse incomodo.

Cheiro forte de cecê

  1. Misture um pouco de vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio até formar uma pastinha bem densa;
  2. Esfregue bem sobre a área com mau odor, como a região das axilas;
  3. Enxágue bem;
  4. Leve para lavar normalmente.

Durante o banho, passar o limão com bicarbonato nas axilas e deixar atuar por cerca de 5 minutos. Em seguida, lavar com água em abundância. Após fazer a aplicação desta mistura é recomendado evitar a exposição da axila ao sol por causa do risco de desenvolver manchas no local.

A resposta simples para essa pergunta é sim, o desodorante pode ser utilizado antes de dormir com segurança, e existem algumas explicações simples para isso. Durante o dia a produção de suor – especialmente em áreas como as axilas - é maior.