Como não errar o ponto do macarrão?

Perguntado por: hcunha . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

6 dicas para sempre acertar no ponto do macarrão

  1. Ferva a quantidade de água certa e com antecedência. ...
  2. Adicione sal na água fervida. ...
  3. Se quiser macarrão al dente, evite massa com ovos. ...
  4. Fique de olho no tempo de cozimento. ...
  5. Não coloque o macarrão em água fria. ...
  6. Confira se o macarrão está ao dente antes de servir.

É importante que o macarrão seja jogada na água apenas quando a água já estiver fervendo bem, se a água não estiver quente o suficiente, o resultado final pode ser prejudicado. Uma dica é colocar a massa, tampar por alguns instantes para que volte a ferver e depois destampar para cozer.

Significa algo semelhante ao que chamamos de “ao ponto”, ou seja, um estágio intermediário de cozimento – nem muito duro nem muito macio. É empregada tanto para massas quanto para outros alimentos, como arroz e legumes.

O buraco da colher de espaguete ajuda a te dar uma noção da quantidade a ser feita, mas não é certeira — afinal, algumas pessoas podem comer mais do que outras. Mas o grande segredo é, em grandes refeições, apostar no clássico conselho “melhor sobrar do que faltar”.

Lavar o macarrão com água fria após o cozimento impede que ele fique mole demais. Ao lavar o macarrão com água fria, você estará removendo todo o amido presente nele e isso pode alterar a sua textura. Agora, se você estiver preparando um prato frio, como salada de macarrão, essa prática está liberada!

Escorrer e lavar o macarrão em água corrente é errado porque tira o amido. Se for servir frio ou for adicionar o molho mais tarde, então adicione um fio de azeite para evitar que a massa grude.

Caso o macarrão tenha sido guardado na geladeira sem molho, existe uma dica bastante simples para "ressuscitá-lo". Ponha a massa em um escorredor ou peneira e, aqueça uma panela com água. Quando o líquido ferver, mergulhe a massa por cerca de 30 segundos, retire e incorpore-a no molho de sua preferência.

Assim, o macarrão não vão grudar um no outro e, depois de reaquecido, não ficará empapado e continuará delicioso. O conservado na geladeira deve ser consumido em no máximo 3 dias.

Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C.

5 dias

Como os molhos Barilla não tem conservantes, recomendamos guardar um vidro de molho aberto, na geladeira, por no máximo 5 dias. Para garantir a durabilidade do produto, é importante que o produto apenas tenha contato com utensílios limpos.

Coloque sal na água
O sal é importante, pois ele tem um efeito abrasivo na superfície do macarrão, o que o impede de ficar pegajoso, grudento. E o sal também dá um sabor ao macarrão que irá ficar sem gosto se cozinhado apenas na água.

5- Colocar a massa para cozinhar ainda na água fria
Cometer esse erro é estragar por completo o seu prato. A massa quando colocada na água fria demora muito mais para ficar cozida e fica toda grudada. Quando colocada na água fervente, só esta ação em si, já é meio caminho andado para que ela não se grude.

Adicionar uma colher de sopa de vinagre à água do macarrão, acidifica a água e reduz a viscosidade, pois a massa cozida em água alcalina libera mais amido. Isso é útil quando se usa massa numa salada, em que a viscosidade é indesejável. O sabor do vinagre se mistura com a acidez do molho da salada.

Funciona da seguinte forma: jogue um fio da massa na parede de azulejos da cozinha, se ele escorrer, está al dente. Mas se ele grudar, quer dizer que está macio demais e passou do ponto. Se cair muito rapidamente da parede, significa que ainda precisa de mais tempo de cozimento. O que achou desse teste?

O espaguete é o tipo de macarrão mais versátil, apesar de ser um macarrão de massa longa, é encontrado em diversos preparos. É o tipo preferido para a tradicional macarronada. Além dos tradicionais molhos, é próprio para saladas, entradas ou apenas cozido ao alho e óleo.

Dicas de como aprender a cozinhar

  1. Leia a receita em detalhes e pré-aqueça o forno, se necessário. ...
  2. Confira se você tem tudo de que precisará ...
  3. Lave bem as suas mãos e os alimentos. ...
  4. Organize a bancada para não se atrapalhar. ...
  5. Não cozinhe com pressa.

Enrolar os fios de macarrão no garfo, usando uma colher como apoio, pode parecer muito elegante e refinado. Só que não. Italianos enrolam magistralmente seu spaghetti no garfo e só.

Macarrão é uma delícia.
O ninho é fácil medir: mais ou menos 2 ninhos para cada pessoa.

O famoso al dente
O famoso ponto al dente é quando a massa está cozida, mas ainda assim, firme. Por isso, experimente antes: pegue uma massa e corte-a, e se ainda estiver “branca” no meio, espere mais um tempinho. Quando estiver cozido por dentro, desligue o fogo antes que fique totalmente macio e escorra a água.