Como não errar na iluminação do banheiro?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

Conteúdo ocultar

  1. 1.1 Explore a luz natural.
  2. 1.2 Use lâmpadas frias para iluminação principal.
  3. 1.3 Mas aposte em lâmpadas quentes para pontos de luz.
  4. 1.4 Ilumine dentro do box do banheiro.
  5. 1.5 Use spots de luz.

É indicado que o banheiro não fique escuro, mas também não parecer um holofote. A temperatura da cor das lâmpadas deve se manter entre 3.000K e 4.000K, com 200 lux de iluminância para o banheiro e 500 lux para a pia e lâmpadas de reprodução de cor superiores a 80%.

Outras dicas para iluminação de espelho de banheiro
O ideal é que seja entre 3000k, que é amarela, e 4000k, que é o branco neutro.

Ilumine dentro do box do banheiro
Por exemplo, você pode usar uma lâmpada fria no centro, atendendo a funcionalidade mais simples de iluminar o banho, e lâmpadas quentes ao redor, criando uma atmosfera de relaxamento. Os spots são uma das principais formas de iluminar dentro do box.

O mais importante é: não misture os tipos de lâmpada que vão compor a iluminação do seu cenário. Mantenha o seu cenário de gravação longe de luz natural, seja da janela ou de alguma porta. A luz natural varia de acordo com o horário e a também com a quantidade de nuvens no céu.

A principal diferença é a economia.
Outro fator a ser considerado é que as dicroicas “tradicionais” esquentam muito o ambiente, fazendo com que sua utilização se torne bonita, porém desconfortável para quem circula no cômodo. As lâmpadas ou os spots de LED não apresentam esse defeito e duram mais.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

Uma boa dica para encontrar o ponto preciso de iluminação necessária é multiplicar por 16 a quantidade de metros quadrados do ambiente (largura pelo comprimento). Quer saber mais sobre a iluminação ideal? Preparamos este post com dicas imperdíveis.

Dica: em geral, as lâmpadas led gerais do banheiro podem ser frias, entre 6.000 a 6.500 K. Se você deseja um ponto mais aconchegante, como na área da banheira, por exemplo, invista em spots de LED amarelo, algo em torno de 4.000 K, que proporcionará uma iluminação mais quente e aconchegante.

Para as laterais do espelho do banheiro, esta altura deve ficar entre 1,60m e 1,70m, pois devemos levar em consideração, 2 fatores: primeiro, o centro da luminária, e depois a altura do usuário do espelho.

No banheiro, os pendentes ganharam espaço há pouco tempo. O uso mais comum é na lateral da cuba. Criando uma composição visual com o revestimento de parede e espelho escolhido. Para esse uso, a altura ideal do pendente fica em torno de 20 a 40 cm do tampo.

Painel de LED com luz branca – O painel de LED com a luz branca é a escolha ideal para decoração de escritórios, cozinhas e banheiros, pois facilitam as atividades rotineiras.

Use cores claras nas paredes, pois é uma ótima maneira de aproveitar a iluminação, seja artificial ou natural. Pode-se inclusive combinar duas cores, como branco para a parte superior das paredes e um tom mais escuro para a base.

Utilize luminária pendente de luz com facho de luz fechado, com destaque sobre a bancada. Isso funciona em lavabo onde pode se trabalhar um um nível de iluminância baixo. Se o ambiente for pequeno pode apostar só no pendente.

A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa; – A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos. Vale citar também que em todo o ambiente a iluminação não deve ser inferior a 70%.

Dicas baratas e infalíveis para iluminar o seu ambiente

  1. Uma fita de led sob as prateleiras de um aparador; atrás de uma estante; atrás do sofá. O investimento não é alto, você mesmo pode aplicar e tem inúmeras opções, até com cores que mudam com controle remoto.
  2. Luzes de Natal o ano todo. ...
  3. Velas. ...
  4. Lâmpada de Filamento.

Se for em um lugar apertado, o recomendado é usar um ring light, pois é menor e ocupa bem menos espaço. No entanto, se esse não é um problema, você pode comprar ou fazer um softbox de forma bem simples!

A diferença entre lâmpada LED e dicroica é em relação a economia, luminosidade emitida (Índice de Reprodução de Cor), durabilidade e produção de calor. No aspecto econômico, a LED tem vantagem de cerca 80% sobre a dicroica.

Como essa radiação é uma fonte significativa do calor, o facho de luz dicroico esquenta bem menos que o de uma lâmpada incandescente tradicional. Por isso, lâmpadas dicroicas são usadas para iluminar objetos sensíveis ao calor, como pinturas, fotografias, itens em couro, alimentos e vinho.