Como não errar na hora de colocar a vírgula?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Uso da vírgula: 5 dicas básicas para não errar mais

  1. 1 – Nunca devemos separar o sujeito do verbo e nem dos complementos deste verbo. ...
  2. 2 – A vírgula sempre irá assinalar o vocativo (o termo com que se evoca alguém ou uma figura). ...
  3. 3 – De forma geral, nós colocamos a vírgula antes da conjunção “pois”.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Por exemplo, não deve haver vírgula separando o sujeito e o predicado da frase, muito menos os termos complementares, como verbos e objetos direto e indireto. Mas como identificar rapidamente o sujeito e o predicado? Eles são as partes mais importantes de uma oração.

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.”

Saber fazer bom uso da vírgula é fundamental para garantir a correção gramatical de um texto e também evitar problemas de interpretação. O uso da vírgula serve para marcar o deslocamento de um termo na frase, por meio de uma pausa que altera a entonação.

O “por favor” pode ser usado no começo, no meio ou no fim da frase, sempre sendo separado do restante da oração pelo uso de vírgulas. Obséquio é um dos sinônimos mais utilizados de por favor, mas costuma ser empregado em comunicações mais formais. Exemplo: “Peço, por obséquio, que os presentes saiam do recinto”.

EMPREGO DE VÍRGULA NAS CONJUNÇÕES - PARTE I
Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval. ex²: A Make-A-Wish reúne pessoas para realizar os sonhos de crianças, porque quer estimular a esperança e a alegria.

A vírgula separa orações que estão ligadas por conjunções (orações coordenadas sindéticas), fora as orações introduzidas pela conjunção e. Usa-se a vírgula, por exemplos, antes das conjunções: mas, porém, contudo, no entanto, logo, portanto, pois, porque.

Há uma terceira situação: se o verbo for idêntico nas duas orações, a vírgula é indispensável: Quem sabe, sabe. Quem pode, pode. No estádio do Morumbi, o vendedor de picolés gritava a plenos pulmões: Quem não pediu, “pida”.

A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

A expressão e sim, que introduz uma ideia contrária, uma correção da anterior, deve ser precedida de vírgula. Entretanto, não se deve isolar o sim com vírgulas. Use somente uma, antes do e sim. A regra também vale para e não e mas sim.

A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.” Observações: a) - O APOSTO EXPLICATIVO também deve ficar entre vírgulas: “O coordenador do projeto, Dr.

Palavras repetidas
Na língua portuguesa, a vírgula deve ser utilizada para separar elementos repetidos em um enunciado. Vejamos alguns exemplos: Logo, logo, vou chegar à cidade onde nasci. O evento de comemoração de 50 anos da empresa começa já, já.

Não separemos com vírgula as palavras que se encontram intimamente ligadas. Depois do ponto de interrogação, não ficaria bem uma vírgula, porque é natural a separação, quando pronunciamos.