Como não desanimar da faculdade?

Perguntado por: orodrigues8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Então veja!

  1. Pense no retorno sobre o investimento.
  2. Estabeleça metas de curto prazo.
  3. Crie uma rotina motivadora de estudos.
  4. Converse com pessoas da área.
  5. Aproveite as oportunidades da faculdade.
  6. Vislumbre a satisfação da conclusão.
  7. Evite superestimar o desânimo.

Dentre as principais causas apontadas está a falta de vocação em relação à área de estudo escolhida e o pouco preparo do aluno, ainda no ensino médio. Uma outra parcela desiste por motivações financeiras, em especial nas faculdades particulares.

Falta de motivação
Se o seu interesse cotidiano tem diminuído bastante ou se continuar estudando parece quase um sacrifício, vale a pena ficar atento. De fato, a falta de animação para assistir às aulas, conversar com os colegas, participar de atividades e estudar as matérias do curso pode ser um indicativo relevante.

Não pegou o ritmo? Recupere o ânimo para estudar com 7 dicas!

  1. Tenha metas bem esclarecidas. ...
  2. Mantenha o pensamento positivo. ...
  3. Crie uma recompensa de estudo. ...
  4. Tenha uma rotina saudável. ...
  5. Busque uma maneira de otimizar o seu tempo. ...
  6. Não perca o foco e desenvolva a autoconfiança. ...
  7. Tenha paciência e seja realista.

Um dos grandes motivos para você não trancar a faculdade é que a formação em um curso superior faz diferença no currículo na hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho. O diploma oferece mais portas a serem abertas para conseguir um bom emprego que, consequentemente, pode gerar uma boa remuneração.

Os cursos que sofrem maior desistências pelos alunos estão para a área Administração (182.591), Direito (128.728), Pedagogia (100.743), Ciências Contábeis (59.002), Enfermagem (43.429), Serviço Social (34.498) e Ciências Contábeis (59.002).

Comece se organizando. Avalie a sua rotina e tente estruturá-la da melhor forma possível. Para que essa tarefa fique mais fácil, coloque os seus horários no papel e analise. Organize as atividades do seu dia-a-dia e veja quanto tempo sobra para estudar.

O contrato de ensino pode contar a previsão de multa em caso de desistência. A prática é legal, mas o valor cobrado não pode ser abusivo — entre 5% e 30%, dependendo da época em que foi feito o cancelamento.

Quando alguém está feliz e satisfeito com o que está fazendo, se mantém feliz e entusiasmado. Ao perceber que a sua alegria vem diminuindo consideravelmente quando se dedica à situação em questão, considere que o mais saudável para o seu emocional pode ser desistir.

Diminuir a taxa de desistência e a permanência prolongada de alunos nas instituições de ensino superior são desafios da educação brasileira. Dados do Censo da Educação Superior 2018 apontam que, dos estudantes ingressos em 2010, 56,8% desistiram do curso – só 37,9% concluíram os estudos.

Tente se aproximar
Encontre amigos em comum ou veja onde a pessoa costuma ficar durante os intervalos e tente chegar nela usando algum assunto. Pode ser um elogio sobre a roupa, algo que aconteceu na faculdade ou algo que você ache que vá gerar uma conversa inicialmente despretensiosa.

Ao trancar a faculdade, o estudante tem a possibilidade de ficar até dois anos distante do curso e, durante esse período, não precisará arcar com as mensalidades. O prazo total é estabelecido pela faculdade, mas, a média geral é de dois anos.

É possível voltar ao curso de onde eu parei? Uma dúvida muito comum sobre o chamado reingresso tem a ver com a possibilidade de retornar à graduação do ponto onde parou. A boa notícia é que é possível continuar de onde interrompeu o curso.

O aluno que tiver interrompido seu curso por abandono ou trancamento pode solicitar seu retorno à Universidade. A solicitação é analisada pelo Setor competente, que indicará a série (período) em que o aluno deverá ser matriculado.

Não é incomum que o desânimo de instale a partir de algo que nós mesmos criamos. Um medo infundado ou uma mera incerteza pode fazer com que nos sintamos esmorecidos e desencorajados, mesmo quando tudo está indo bem. Da mesma forma, isso também ocorre quando temos um problema real e exageramos sobre sua gravidade.

Procure um psicólogo ou psiquiatra. O psicoólogo pode ajudar a entender o que está acontecendo, te ajudar a lidar com essas emoções e comportamentos. O psiquiatra pode receitar algum remédio para alívio dos sintomas, caso necessário.

Como vencer a preguiça em 7 passos?

  1. Não atropele suas tarefas. ...
  2. Divida as atividades em partes menores. ...
  3. Crie prazos para as suas ações. ...
  4. Estabeleça recompensas sempre que vencer a preguiça. ...
  5. Espante o sedentarismo. ...
  6. Mais atenção à sua alimentação. ...
  7. Crie horários padronizados para dormir e acordar.

Cursos difíceis para fazer na faculdade

  • #1 Engenharia Cartográfica e Agrimensura. Esse é um dos cursos mais difíceis que listamos aqui. ...
  • #2 Medicina. Esse é conhecido de todos. ...
  • #3 Engenharia Naval. ...
  • #4 Engenharia Aeroespacial. ...
  • #5 Direito.