Como não deixar o ponto inflamar?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Como evitar a inflamação do ponto?

  1. Aplicar uma compressa fria no local.
  2. Cuidar da alimentação.
  3. Tomar os medicamentos da maneira correta.
  4. Mantenha os pontos sempre limpos.
  5. Evite o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

Que cuidados devem ser tomados? Não lave a área por 24 horas após as suturas. Após este período, começe a lavar o ferimento cuidadosamente com água quente e sabão líquido uma ou duas vezes ao dia.

O que fazer quando os pontos cirúrgicos inflamam? A inflamação dos pontos cirúrgicos é um processo extremamente comum durante a recuperação de uma cirurgia, por esse motivo os médicos costumam receitar anti-inflamatórios que visam reduzir os sintomas da inflamação como a dor e o inchaço.

Então, para saber se a laceração inflamou, atente-se aos seguintes aspectos:

  1. vermelhidão ao redor dos pontos;
  2. inchaço;
  3. sensação de que o local está mais quente;
  4. dor;
  5. por vezes, febre alta;
  6. odor ruim no local.

Para prestar os primeiros socorros, Mara recomenda apenas o uso de antisséptico, álcool a 70°, fita micropore e gaze.

5 maneiras de acelerar a cicatrização

  1. Boa alimentação. Não dá para escapar disso. ...
  2. Atividade física. Feridas cicatrizam mais rápido em quem faz atividade física regularmente, apontou um estudo da Ohio State University (EUA). ...
  3. Uso de curativo. ...
  4. Descanse. ...
  5. Não exagere nos drinques.

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

As instruções para cuidar de pontos recém-costurados são universais: manter as suturas limpas e secas, evitar molhá-las por pelo menos 48 horas. A ideia é reduzir acentuadamente o índice de infecção e melhorar a cicatrização.

Limpeza da Ferida
A técnica de limpeza ideal para a ferida é aquela que respeita o tecido de granulação, preserva o potencial de recuperação, minimiza o risco de trauma e/ou infecção. A melhor técnica de limpeza do leito da ferida é a irrigação com jatos de soro fisiológico 0,9% morno (temperatura de mamadeira).

Então, caso esteja saindo um pouco de secreção dos pontos depois da cirurgia, é normal, mas se o volume de sangue for alto, intensifique a higiene e comunique o seu cirurgião.

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Folhosos verdes. As folhas verdes, como escarola, espinafre e couve são alimentos ricos em vitaminas B e E, que contribuem para o aumento de fibroblastos – células do tecido conjuntivo -. Desta forma, esses alimentos auxiliam no preenchimento dos tecidos e aumento do colágeno.

Outra dica é: não colocar gelo ou bolsa de água quente em cima da cicatriz.

O ponto inflamado é uma condição em que os pontos da cirurgia ficam inflamados e é uma condição que pode causar bastante incômodo. Além disso, essa é uma situação que apesar de ser bastante incômoda, também é bastante comum de acontecer.

Na maioria dos casos, o tratamento é fechar a ferida novamente. A inflamação faz parte de toda cicatrização e dura cerca de 6 dias. Porém, caso apareça uma secreção amarelada, viscosa e com mal cheiro na região dos pontos cirúrgicos, estiver com febre e dor na região operada, é importante nos procurar imediatamente!

- Castanhas, nozes e afins: Além de contarem com gorduras benéficas, com poder anti-inflamatório, elas são boas fontes de zinco, mineral que garante o equilíbrio entre produção e degradação de colágeno. - Peixes e carnes magras: Os cortes magros de carne vermelha dão incentivo especial para a formação do colágeno.

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico.

A solução de cloreto de sódio limpa e umedece a ferida, ajudando a formação de tecido de granulação, amolece os tecidos da pele enfraquecidos e torna mais fácil a remoção de desbridamentos.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

“As pessoas acham que a gente tem que usar todos os tipos de produto. É simples: para cortes, use água corrente, soro fisiológico e um sabonete antisséptico ou o próprio sabão de coco”, explicou Dr. Guilherme. Em relação ao processo de cicatrização, o médico também discorreu.