Como não decepcionar sua mãe?

Perguntado por: iaragao5 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Não tente se desculpar enquanto ela está distraída com outra atividade, como ao preparar o jantar. Fale com ela em um momento silencioso e pergunte se vocês podem conversar por um minuto. Se ela não quiser ouvir, seja compreensivo.

Seja carinhoso com ela. A ajude nas aflições e fardos dela ao invés de colocar mais peso sobre ela. Perdoe os erros que ela tem cometido. Ela pode morrer primeiro do que você, e ficará a saudade, mas você terá a consciência tranquila de que fez o melhor por quem trouxe você à vida.

Para as pessoas jovens, honrar pai e mãe significa, apropriadamente, obedecer, respeitar e seguir o exemplo de pais justos. O Apóstolo Paulo salientou esse ponto ao ensinar: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais [em tudo que é justo, creio eu]; porque isto é agradável ao Senhor.” (Colossenses 3:20.)

Como devemos honrar nossos pais:

  • Como criança, através da obediência e submissão. Veja Efésios 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo”. ...
  • Como jovens, através da aceitação e do respeito. Prov. ...
  • Como adulto, através do amparo e do apreço.

Se a sua mãe só te critica por coisas que você não pode mudar, ou se faz críticas exageradas sobre temas muito sensíveis, talvez ela seja tóxica. Por exemplo: Não respeita sua identidade de gênero ou orientação sexual. Faz pouco caso das suas vitórias.

“É muito importante fazer terapia para entender e aceitar esses sentimentos em nós mesmos. Existem vários casos assim, e é possível viver bem sabendo disso”, recomenda a psicóloga.

Este artigo foi visualizado 32 572 vezes. O relacionamento entre mãe e filho pode ser bastante difícil.
...
Encontre válvulas de escape saudáveis para a raiva.

  1. Ouvir música.
  2. Praticar exercícios.
  3. Escrever seus sentimentos e pensamentos em um diário.
  4. Respirar profundamente.
  5. Conversar com um amigo de confiança.

Por isso, é importante manter sempre contato com ela. E manter contato não é apenas mandar uma mensagem ou ligar, vai além disso. Significa, por exemplo, perguntar como está a vida dela ou pedir para que ela conte um pouco do que já viveu. Fazer isso mostra que você se interessa e valoriza a presença dela.

Ajude os necessitados sempre que puder.

  1. Procure lugares para se voluntariar on-line. Pode ser qualquer lugar, desde um abrigo de animais a um museu a um asilo. Quem decide é você!
  2. Caso ainda more com os pais, gaste um tempinho extra ajudando com a casa (mesmo com coisas que não estão na lista de tarefas).

Reconheça os sentimentos da sua mãe.
No entanto, essa é a etapa mais importante do perdão. A sua mãe ficará bem melhor se souber que você compreendeu e validou os sentimentos dela. Diga que você imagina o que a sua mãe sentiu. Demonstre remorso por fazê-la passar por isso.

Procure dar espaço a uma comunicação espontânea e, especialmente, compartilhe experiências e interesses comuns. Isso é diferente de conversar apenas quando precisar ou houver problemas. Diante de algum conflito, não estimule agressões, mas, sim, um diálogo saudável e respeitoso.

O Senhor ordenou que os filhos honrassem os pais, dizendo: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra” (Êxodo 20:12). Honrar os pais significa amá-los e respeitá-los. Também significa obedecer a eles.

Os pais são os tutores dos filhos de Deus e devem ensiná-los, educá-los e cuidar deles. Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

A forma mais simples de honrar seus pais é obedecendo a eles. Esse é o dever de toda criança (Colossenses 3:20). A grande maioria dos pais quer o bem de seus filhos e suas regras servem para proteger e orientar. Quem obedece aos seus pais evita muitos problemas e sofrimentos na vida.

Seja empático. Sua mãe pode achar difícil simpatizar com seus desejos e necessidades por falta de empatia. Você pode se perguntar a razão por que sua mãe o trata de tal forma, e isso pode estar relacionado com a falta de compreensão dela de como é ouvir ou ser criticado da maneira como ela faz com você.

Passe a dar a eles o devido respeito.
...
Mostre a eles que entende a importância e que respeita tudo isso.

  1. Fale isso diretamente a eles. A forma mais fácil de mostrar gratidão é agradecer os seus pais pelo que eles são e fazem.
  2. Use gestos pequenos, mas importantes. ...
  3. Elogie seus pais sobre algo que eles fazem bem.

Uma bastante comum: A bíblia diz que os pais devem dar vara nos filhos. A tradução está equivocada! "E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor". Disciplina e o conselho: doutrina e exemplo!

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).