Como não dar bolha?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

A seguir, veja 3 dicas para evitar as bolhas.

  1. Fuja de meias muito grossas. ...
  2. Escolha um tênis adequado. ...
  3. Use cremes específicos ou vaselina (e continue correndo!) ...
  4. Precisa de uma sequência de treino para atingir seu objetivo? ...
  5. Continue por aqui.

Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele. Essas bolhas curam-se rapidamente, sem deixar cicatriz.

Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas. Estoure a bolha: apenas em último caso, e se a bolha for muito grande e dolorosa. Faça isso com uma agulha esterilizada, higienize a área e não remova a pele da região.

A bolha nos pés, geralmente, surge pelo atrito repetitivo da pele com a meia ou com o sapato — sobretudo os mais novos e apertados. Essa fricção faz com que a primeira camada da pele (a epiderme) se desprenda da segunda (a derme), criando um bolsão de líquido incolor entre elas.

"O principal motivo da incidência delas é o atrito causado dentro do tênis durante o movimento da passada. Além disso, o calor no interior do calçado também influencia" diz.

A aplicação de frio ou um saco de gelo pode ajudar a reduzir o inchaço e desconforto temporariamente. No entanto, as bolhas podem muitas vezes ser muito dolorosas, pelo que o tratamento com um penso especial para bolhas como COMPEED®, pode ajudar graças ao almofadado que alivia a pressão e reduz a dor.

Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso. No entanto, se estiver machucando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele.

Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um “descanso” para o machucado.

As bolinhas no corpo podem ser causadas por vários estímulos: como atrito, pelos encravados, falta de hidratação na pele, predisposição genética, alimentos, medicamentos e outros.

Em hipótese alguma você não deve nunca estourar as bolhas. Pois se você estourar, os germes existentes na pele irão infeccioná-las. Além do mais, as bolhas funcionam como curativo biológico para a queimadura, auxiliando a cicatrização.

Não, o indicado é lavar a queimadura com água em temperatura ambiente e não utilizar água gelada ou gelo. "O objetivo da água é resfriar e interromper o processo de queimadura, para diminuir o dano.

Não estourar a bolha, é importante não mexer no local para evitar alguma infecção ou algo do tipo; Proteger a área afetada com gaze; Não utilizar sapatos fechados até que a bolha cicatrize; Jamais arrancar ou puxar a pele da bolha (isso pode ferir ainda mais a pele e deixá-la desprotegida, mais propensa a infecções).

Um dos mais tradicionais métodos preventivos é a vaselina. Alguns corredores, além de usarem no pé, passam no lado de fora da meia e no interior do tênis. Outra opção é o adesivo de silicone ou gel, além da fita de óxido de zinco.

Como evitar calos nos pés: confira 7 dicas!

  1. Dicas de como evitar calos nos pés. ...
  2. Sapatos confortáveis. ...
  3. Unhas lixadas e cortadas. ...
  4. Fazer escalda-pés. ...
  5. Usar creme hidratante. ...
  6. Investir em palmilhas e almofadas para os pés. ...
  7. Meias adequadas. ...
  8. O que fazer se eles surgirem?

7 soluções para impedir que os sapatos façam calos nos pés

  1. Use hidratante para impedir que os sapatos façam calos nos pés. A aplicação de uma camada de hidratante nos calcanhares e nos calçados pode impedir a formação de calos e bolhas. ...
  2. Aplicar babosa. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Talco em pó ...
  5. Vaselina. ...
  6. Álcool. ...
  7. Sacos com gelo.

Os Curativos para Bolhas Nexcare são ideais para proteger e cobrir bolhas, pequenos ferimentos como cortes e arranhões e pequenas queimaduras, auxiliando na cicatrização. São produzidos com gel hidrocolóide, um componente que absorve a secreção da bolha, aliviando a dor da região e ajudando na cura.

A área médica especializada costuma ser unânime nesta resposta: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. A bolha, portanto e em primeiro lugar, está ali para proteger a pele, para dar uma espécie de “descanso” machucado.

Você não pode estourar as bolhas que surgiram de queimaduras. As bolhas funcionam como um curativo biológico para a queimadura, auxiliando na cicatrização da ferida. Se você estourar as bolhas, a ferida pode ser infeccionada pelos microrganismos existentes na pele.

Jamais deve-se furar as bolhas, pois isso pode agravar a lesão. Se furadas, essas bolhas infeccionam e podem deixar cicatrizes nos lábios.

Faça compressas frias nas primeiras horas após sua ocorrência. Não coloque pasta de dente ou manteiga em nenhuma hipótese. Use vaselina líquida para manter a queimadura hidratada. Tome analgésico, se necessário, e use filtro solar na região nos dias seguintes.