Como não confundir mau e mal?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa.

MAU vem do latim malus e é o contrário de BOM. Nesse caso, o termo exerce somente a função de adjetivo.

A resposta para essa pergunta é simples: as duas formas existem e estão certas. Elas só são usadas em diferentes situações. Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom.

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.

Quando é conjunção, mal significa “assim que; logo que; quando”, por exemplo: Mal cheguei ao colégio, os portões fecharam.
...
Mal

  1. Estou me sentindo mal essa manhã. (Estou me sentido bem essa manhã)
  2. Fui muito mal no exame final. (Fui muito bem no exame final)
  3. Felipe nasceu para fazer o mal. (Felipe nasceu para fazer o bem)

O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim. No caso das palavras mau e mal, mal é um advérbio, antônimo de bem e mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem. A palavra mau, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como adjetivo, ou seja, ela atribui qualidade ou estado aos substantivos (pessoas ou coisas).

Mau ou mal?

  • Mal é advérbio, antônimo de bem.
  • Mau é um adjetivo, antônimo de bom.
  • Márcio é um mau funcionário.
  • Ele fez uma tarefa mal feita e saiu apressado para a escola. ( advérbio)
  • Mal chegou do trabalho precisou voltar porque havia esquecido as chaves de casa. ( ...
  • O doente padece de um mal incurável. (

2. Mau exemplo. Algo que é tido como ruim. Um exemplo ruim que não deve ser imitado ou copiado.

1 malvado, maldoso, maléfico, malévolo, maldito, cruel, perverso, desumano, vil, insensível, desalmado, impiedoso, inclemente, duro, frio, feroz, odioso, malevolente, molesto, pravo.

Sendo assim, o mal é uma privação, uma falta, uma ausência. Ele não existe para as criaturas de Deus; o mal existe na medida em que “certos elementos não se harmonizam com outros” (Agostinho, 1987, p. 156).

Resposta verificada por especialistas
Entende-se o bem como um valor moral positivo, que proporciona e agrega felicidade ao ser humano, enquanto que o mal é o contrário, isto é, um valor moral negativo e prejudicial.

A palavra Bom é um adjetivo, isto é, serve para dar característica para um substantivo, enquanto a palavra Bem é um advérbio, isto é, serve para dar característica para um verbo. Além disso, o adjetivo Bom varia em masculino, feminino, singular e plural, enquanto a palavra Bem, por ser um advérbio, não muda de forma.