Como não confundir gripe com Covid?

Perguntado por: ialbuquerque2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Além disso, o novo coronavírus causa febre e tosse seca, enquanto a gripe geralmente causa tosse carregada, com expectoração das secreções que se acumulam na traqueia, brônquios e pulmão. A diarreia também é um sintoma mais recorrente em pacientes com COVID – em especial nos infectados pela variante ômicron.

Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.
...
Seus sintomas são:

  • Febre súbita.
  • Tosse seca.
  • Dor de cabeça.
  • Dor muscular.
  • Mal-estar.
  • Dor de garganta.
  • Coriza.

O paciente pode ter febre alta e súbita, principalmente na influenza, e terá dor no corpo nas duas infecções, tosse e dor nas articulações. Com a nova variante Ômicron, ele pode ter dor de garganta, rinite e/ou sinusite, então, não existe como fazer a diferença apenas pelos sintomas, sem um exame.

Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos , sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.

Quais são os principais sintomas da gripe?

  1. Febre. É comum que um quadro de gripe apresente febre superior a 38°C, mas isso não significa que não é preciso estar atento ao sintoma nem buscar manter a temperatura sob controle de acordo com a orientação médica.
  2. Dor de garganta. ...
  3. Tosse. ...
  4. Dor no corpo. ...
  5. Dor de cabeça.

Com a Ômicron, a gente vê uma diminuição dos eventos de perda de olfato e paladar e um aumento de dor de garganta e sintomas respiratórios, como obstrução nasal e coriza”, afirma o presidente da SBI.

Quais são os sintomas da ômicron?

  • febre;
  • coriza;
  • dor de garganta;
  • dor no corpo;
  • cansaço extremo;
  • dor de cabeça.

Gripe H3N2: quanto tempo dura? Os sintomas da gripe costumam durar de 3 a 7 dias. Dependendo da gravidade, podem durar mais tempo.

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

No contexto da pandemia, considera-se o diagnóstico de Síndrome Gripal (SG) em todo indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios ...

7 dicas para melhorar da gripe mais rápido

  1. Ficar de repouso. ...
  2. Beber muitos líquidos. ...
  3. Usar remédios apenas com orientação. ...
  4. Fazer gargarejos com água e sal. ...
  5. Aumentar a umidade. ...
  6. Usar bolsa de água quente. ...
  7. Lavagem nasal com soro.

É importante destacar que os sintomas iniciam de repente, costumam começar pela elevação da temperatura e são mais intensos nos dois primeiros dias. Após esse período, é esperado que o paciente apresente uma melhora gradativa até a recuperação completa, que deve ocorrer de sete a dez dias após o início do quadro.

Caso leve. Caracterizado a partir da presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de anosmia, ageusia, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia.

Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer? Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave. Nessa fase o organismo até já produziu defesa, mas de forma caótica, desordenada.

Nariz entupido: entenda o que é a congestão nasal
Além da respiração, a congestão nasal pode atrapalhar a fala e o olfato. Esse é um sintoma geralmente associado a rinite, sinusite, resfriados, gripe e covid-19, mas a melhor opção para confirmar qual é o seu caso é buscar orientação profissional.