Como não cobrar muito de uma pessoa?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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1 Atitudes Para Reduzir a Autocobrança:

  1. 1.1 Abandone o Perfeccionismo.
  2. 1.2 Seja Responsável Apenas Pelo Que Você Tem Controle.
  3. 1.3 Busque o Autoconhecimento.
  4. 1.4 Cultive Uma Vida Equilibrada.
  5. 1.5 Lembre-se o Quão Longe Você Já Chegou.
  6. 1.6 Não Leve As Coisas Muito a Sério.
  7. 1.7 Tenha Uma Visão Otimista Das Coisas.

A autocobrança é importante para poder lidar com as tarefas diárias e também contribui para mantermos nossas responsabilidades sobre aquilo que assumimos conosco e com o outro, porém, autocobrança em excesso pode acabar prejudicando o desenvolvimento emocional, pessoal e profissional, se não for trabalhado de maneira ...

Muitas pessoas passam a vida se cobrando para acertar o tempo todo, não admitem falhas, e precisam ter o controle de tudo, para que possam se sentir seguros, sempre buscando a certeza de que serão sempre dignos de amor, e de que o seu lugar na vida do outro está resguardado.

Para saber como diminuir a autocobrança você só precisará de uma coisa: estar disposto/a a fazer algumas mudanças tanto em sua rotina como em sua mente. É importante que saiba que esta situação depende única e exclusivamente de você e que, se o fizer corretamente, conseguirá viver de uma forma mais relaxada e otimista.

Culturamente nos parece feio cobrar algo de alguém. Até porque o ideal, convenhamos, seria que nem precisássemos fazer isso, não é verdade? Não falo apenas de questões profissionais, com clientes ou até funcionários. Às vezes a cobrança também precisa ocorrer no âmbito familiar ou em relacionamentos próximos.

Tente entender o lado do devedor
Não se esqueça de que vocês são amigos (talvez até parentes), então seja paciente com o devedor e entenda a situação que ele pode estar passando. Comece a conversa com clareza e leveza, trate a pessoa com respeito e mostre que é possível debater o assunto sem medo.

5 sinais de que você se cobra muito

  1. Pensar muito no “e se” ...
  2. Se sentir frustrado com frequência. ...
  3. Achar que a culpa sempre é sua. ...
  4. Se sentir insuficiente independente da situação. ...
  5. Ter autoestima baixa e insegurança constante.

Como fazer uma cobrança amigável

  1. Respeite. A primeira dica é óbvia, mas vale ressaltar quantas vezes for preciso: seja sempre educado, em qualquer situação, não use um tom acusativo e nem falte com respeito. ...
  2. Prepare-se. ...
  3. Seja assertivo. ...
  4. Mantenha a calma. ...
  5. Dê alternativas.

A raiz do problema
E é exatamente isso que gera toda essa insegurança. Portanto, o principal fator que gera a insegurança na hora da cobrança é a falta de capacitação. Porque, quando a gente recebe uma boa formação, a gente conquista aquela segurança e firmeza que a gente precisa ter na hora da abordagem de cobrança.

Ninguém gosta de ser cobrado, porque a cobrança mostra que não cumprimos com a nossa obrigação. E isso coloca em dúvida o nosso próprio caráter. Para se defender, o devedor pode ser agressivo. E pode até tentar reverter a situação se colocando no papel de vítima de um constrangimento ou cobrança indevida.

Cuidado com empréstimos e juros abusivos: “Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; Se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme?” - Provérbios 22:26-27.

A lei determina que ninguém pode ser colocado em situação vexatória ao receber a cobrança de uma dívida. O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor diz que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

A pessoa precisa demonstrar de todas as formas possíveis que houve o empréstimo e a negativa de pagamento. Então, o devedor é chamado para apresentar uma defesa e o juiz vai julgar o processo. Se o credor ganhar a ação de cobrança, ele pode entrar com uma ação de execução.

Uma saudação cordial e educada; A informação sobre o valor que precisa ser acertado; As opções de pagamento que a pessoa pode optar; Uma despedida que deixe claro que, em caso de dúvidas ou dificuldades, você ou a sua empresa estão à disposição para ajudar.