Como não cansar tanto no Jiu Jitsu?

Perguntado por: hsantana . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Além de evitar lesões e o chamado overtraining, é durante o sono que a recuperação muscular é acelerada e boa parte das liberações hormonais ocorrem. Portanto, dormir 8 ou mais horas por noite poderá fazer com que você canse muito menos nos seus próximos treinos de Jiu Jitsu.

Você tem algumas opções disponíveis: aceitar a posição e achar que é o fim, fazer toda a força do mundo pular igual a um touro bravo se cansar e não adiantar de nada ou então utilizar o seu cérebro e esperar a oportunidade para reverter a situação a seu favor!

O mais importante na arte suave é unir as técnicas e a precisão na hora de executá-las. Geralmente, a maioria dos iniciantes faz muita força nos treinos de Jiu. O que é perfeitamente compreensível, pois ainda não tem habilidade corporal e conhecimento técnico para treinar BJJ, então só lhe resta usar força.

De acordo com a IBJJF, praticantes a partir dos 16 anos devem ficar no mínimo dois anos na faixa azul, um ano e meio na roxa e um ano na marrom. Na faixa branca não há um tempo mínimo, mas costuma levar entre um e dois anos até a azul, dependendo do critério de avaliação do professor e da equipe.

O ideal é consumir alimentos de baixo ou médio índice glicêmico de uma hora e meia a uma hora antes do treino. “Também é recomendável evitar a associação de muitos alimentos ricos em fibras, pois eles podem fermentar e causar desconforto abdominal durante o exercício”, explica Veinert.

Existem diversas formas de fortalecer seus dedos. Os exercícios, aliados com um alongamento antes e depois do treino, vão deixar suas falanges menos suscetíveis a lesões. Treine sua pegada. A pegada não apenas força nos dedos, exitem uma série de técnicas que vão melhorar seu jogo sem machucar seus dedos.

Ao todo são cerca de 180 técnicas diferentes, sendo que se contabilizado as variações de cada técnica o total de técnicas chega próximo a 1800 técnicas, divididas em técnicas traumatizantes (socos e chutes), desequilibrantes (quedas) e de solo.

O recomendado é que se treine entre 2x a 3x na semana, alternando com outras atividades físicas. O treino alternado com musculação, já foi comprovado que aumenta o rendimento do atleta de Jiu Jitsu.

Como mencionamos acima, no mínimo leva-se 2 anos para que aconteça essa troca, pois é preciso que o praticante tenha passado pelos piores erros. E esses erros são comuns, porém para o praticante, conhecê-los e conseguir saná-los, pode ser fundamental para que a troca de faixa ocorra mais rápido.

Você começa a entender as conexões, e percebe que uma técnica está ligada a outras numa sequência progressiva. É um dos grandes indícios de que você está aprendendo, quando você passa a deixar de olhar somente para uma única técnica isolada, e percebe o Jiu-Jitsu como uma grande teia com técnicas conectadas.

Jiu-jitsu
Assim como o Judô, o Jiu-jitsu não consiste em socos ou chutes, mas em tentar imobilizar o seu adversário por meio de movimentos feitos geralmente no chão.

Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.

Principais benefícios do jiu-jitsu
Desenvolve a força, a resistência e a flexibilidade. Foca na luta e na movimentação no chão. Ajuda a perder peso e ter uma ótima condição física. Ensina também técnicas de defesa pessoal e desenvolve a autoconfiança.

As técnicas mais utilizadas para isso são respiração, mentalização e auto-fala. Como foi descrito antes, exercícios de respiração podem ser utilizados para deixar um atleta mais ansioso. Usar mentalização para se imaginar na competição e conversar consigo mesmo (auto-fala) também podem agitar o atleta.

Normalmente, o boxe e as artes marciais costumam ser a escolha perfeita para quem deseja melhorar sua qualidade de vida.

Medo de lutar confira 5 dicas para vencer este obstáculo

  1. Dica 1 – Concentre-se antes de iniciar. A concentração é algo que esta presente no início das aulas de qualquer arte marcial. ...
  2. Dica 2 – Valorizar as suas qualidades. ...
  3. Dica 3 – Projete o medo em seu adversário. ...
  4. Dica 4- Pensamento positivo. ...
  5. Dica 5 – Ninguém é perfeito.

Alimentos indispensáveis para o aumento de força e massa muscular

  • Banana. Além dos carboidratos e fibras, a fruta também possui vitaminas do complexo B essenciais para a formação de serotonina — neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
  • Feijão com arroz. ...
  • Aveia. ...
  • Peito de frango. ...
  • Peixes.

Para saber quais são as escolhas da nossa lista, continue a leitura!

  1. Whey Protein. O Whey Protein sempre vem em primeiro lugar. ...
  2. Creatina. A creatina é um suplemento que visa prioritariamente aumentar a sua força e resistência física durante os treinos. ...
  3. Pré-Treino. ...
  4. BCAA. ...
  5. Termogênico.

Como qualquer outra arte marcial, o Jiu-Jitsu ensina disciplina para seus adeptos. Assim, ele ajuda a praticar a abertura para o diálogo, o respeito, o senso de humanidade e a humildade. Muitos valores são aplicados nos treinamentos, como ter resiliência, saber pensar sob pressão e ter a capacidade de se superar.

Assim, sempre que um sensei pergunta ou informa algo, os alunos respondem “Oss!”. Esta resposta significa que o aluno entendeu as instruções. Muitos praticantes de jiu-jitsu usam como sinal de respeito. No jiu-jitsu brasileiro, o termo foi popularizado pelo Grão-Mestre Carlson Gracie.