Como não cair em uma blitz?

Perguntado por: iqueiroz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Como devo me comportar diante uma Blitz?

  1. Diminua a velocidade e pare. Ao ver uma Blitz à frente, sempre diminua a velocidade. ...
  2. Caso seja solicitado a sua parada, obedeça! ...
  3. Nunca fuja de uma Blitz Policial! ...
  4. Evite movimentos bruscos. ...
  5. Evite discussões. ...
  6. Apresente todos os documentos obrigatórios.

Isso quer dizer que não há horário ou local definido para ela ocorrer. Ou seja, qualquer condutor pode ser abordado em uma blitz. Por isso, é preciso conhecer os direitos e deveres de quem aborda e de quem é abordado.

Por exemplo, pneus, luzes e limpadores são alguns dos aspectos que vão ser verificados durante a abordagem. Caso encontrada alguma irregularidade, o condutor será penalizado por meio de multa, perda de pontos na CNH, apreensão do veículo, entre outras sanções.

Diminua a velocidade e pare. Ao ver uma Blitz à frente, sempre diminua a velocidade. Tentar desviar, mudar de direção ou aumentar a velocidade só irá chamar ainda mais a atenção dos policiais, além de ser considerado um ato de infração, com direito a multa e penalidade na CNH.

No caso da Lei Seca, o condutor recebe o auto de infração no momento da abordagem e já pode recorrer. Caso contrário, ele pode optar por aguardar o recebimento da notificação no endereço registrado junto ao DETRAN. A primeira possibilidade de recurso é a Defesa Prévia.

Segundo o levantamento, os índices de embriaguez são altos. Nesse período de 40 a 50 minutos que perdura a blitz, possível barrar cerca de 120 veículos.

Hoje, é cada vez mais comum que a polícia realize blitz, tanto nas vias urbanas, quanto nas rodovias. Essa prática é apontada como forma de realizar uma fiscalização preventiva no trânsito.

Pode ser realizada por qualquer PM com ou sem o respectivo mandado.

Como consultar se fui multado? Para que possa fazer a consulta online deve entrar no site do Detran do estado em que o veículo está cadastrado. Em alguns deles, além de poder fazer a consulta pelo veículo, há a possibilidade de pesquisar por motorista.

Não existe lei de trânsito debaixo de chuva.

“Qualquer infração aplicada por um agente do Detran deve ter o número da matrícula e a assinatura do profissional. Caso a pessoa identifique a falta de um desses componentes, deve procurar o órgão de trânsito e terá a infração considerada nula”, afirma Lins.

Desviar de uma blitz de trânsito pode trazer embaraços por infração gravíssima e punição pesada, com multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir por seis meses, remoção do veículo e recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Detran faz o alerta devido ao número de casos ocorridos no Litoral.

Em razão dessas mensagens, vários órgãos de fiscalização passaram a publicar a notícia de que o indivíduo que divulga informações relativas à blitz incorre no crime de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública, preconizado no art. 265 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 5 anos: “Art. 265.

Pode cometer outras infrações
O valor de cada uma das multas aqui é de R$ 293,47. Além disso, existe a possibilidade de remoção do carro e apreensão da CNH.