Como não atrair rato?

Perguntado por: rleiria . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Confira 5 dicas essenciais para evitar que os ratos invadam a sua área

  1. 1) Limpar restos de alimento. Os ratos procuram focos de alimentos para garantir a sobrevivência da sua prole. ...
  2. 2) Descartar objetos sem uso. ...
  3. 3) Deixar acessos abertos. ...
  4. 4) Manter terrenos e jardins limpos. ...
  5. 5) Vedar o lixo adequadamente.

Algumas coisas como comidas expostas, buracos, entulhos, rações de animais sem proteção, ralos abertos e falta de higienização podem atrair os roedores. Logo, é necessário ter alguns cuidados para não ter uma infestação. Os animais preferem locais seguros, quentes e com comida para seus abrigos.

Por que aparecem os ratos? Quando vemos um rato em nossa casa é sinal de que algo está errado. Isso porque os ratos só aparecem quando damos condições para que tenham abrigo, água e alimento. Os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos.

Ao longo do dia, os ratos se escondem na toca para fugir dos predadores. O esconderijo dos roedores depende dos hábitos de cada espécie. As ratazanas são mais presentes em lixões e esgotos. Já o rato-preto gosta de armazéns, onde encontra grande quantidade de alimento estocado.

De acordo com a lei, é crime matar animais da fauna silvestre, de acordo com as pré-disposições especificadas na lei. Porém, no caso de pragas urbanas essa proibição não é válida.

Os ratos deixam um rastro semelhante a amoníaco, que é especialmente forte em áreas mais fechadas, como armários de cozinha. O cheiro pode vir não apenas da urina, como também da decomposição dos roedores.

A mordida de rato deve ser tratada rapidamente, pois provoca o risco de transmitir infecções e causar doenças como febre da mordedura do rato, leptospirose ou, até mesmo, raiva e outras.

Os ratos gostam tanto das zonas baixas, quanto nos topos dos móveis. Se ficarem localizados no piso, haverá maior facilidade para capturá-los, portanto, fique sempre atento aos possíveis rastros que estarão nos espaços inferiores, principalmente, dos armários, onde geralmente caem restos de alimentos.

A cozinha é o local de maior abundância em toda a casa e o motivo de os ratos amarem esse local são diversos, a presença de comida de espaços quentinhos como fibras de fogão motores de geladeira são um prato cheio para os ratos principalmente camundongos, então fica a dica, sempre confira atrás do fogão e geladeira por ...

Frestas, rachaduras ou qualquer buraco, é o que atrai ratos para dentro da residência. Esses espaços são perfeitos para eles usarem como passagem.

Ratazana (Rattus norvegicus)
A ratazana, também conhecida como rato de esgoto, é a mais agressiva das três espécies que abordaremos neste post. A diferença entre elas e outros ratos começa pelo tamanho: podem chegar a 50 centímetros de comprimento, contando o corpo e a cauda.

É preciso avaliar o local para acabar com os ratos
Quem quer se ver realmente livre do problema deverá chamar uma empresa especializada, que identificará qual espécie é e usará os produtos necessários para eliminar os ratos. Além disso, quando é uma ratazana, nem o gato mais ágil que você conhece conseguirá detê-la.

A mordida de ratos pode levar a outros males que não a chamada “febre por mordida de rato”. A saliva de algumas espécies de ratos pode veicular doenças perigosas, como leptospirose e Hantavirose. Em outros casos, as vítimas de mordida de rato podem contrair o tétano, que esses animais também podem transmitir.

O gato espanta o rato apenas pelo seu miado. O cheiro da urina do gato também espanta os roedores, portanto, coloque a areia suja do bichano perto do lixo e das entradas de sua casa, isso fará com que os ratos fujam do local.

Ratos odeiam vinagre
Para tanto, use um algodão encharcado de vinagre e distribua, em pequenas porções, em lugares estratégicos. E, para melhores resultados, você pode colocar essas bolas de algodão com vinagre nas entradas da casa, para que ele não adentre seu lar.

Os ratos emitem guinchos agudos. Você pode ouvi-los principalmente à noite, quando a movimentação dos animais fica mais intensa. Se a colônia estiver numerosa, os ruídos se tornam ainda mais fortes. Sons similares a passos humanos indicam que os roedores podem estar percorrendo o forro do telhado, por exemplo.

Você pode atraí-los com iscas letais ou inofensivas, usando os alimentos que eles mais gostam, como frutas, nozes, queijo e manteiga de amendoim. Outra opção é deixar materiais em decomposição, como lixo ou adubo, em locais designados para atrair os roedores.

Cozinhas – Geladeiras e fogão
Roedores, em geral, adoram ficar próximos da geladeira, principalmente atrás ou embaixo, por causa do motor que é quente, o mesmo ocorre com o fogão, que também é quente.

Pegadas: Esse é um sinal bastante óbvio da presença de animais num recinto. Os vestígios são mais visíveis em ambientes empoeirados, como sótãos e depósitos. Caso haja desconfiança de que ratos andaram atacando a mercadoria, uma dica é polvilhar farinha sobre a área e tirar a prova no dia seguinte.

As imagens mostram que há um espaço na conexão entre vértebras que permite que ele se dobre para passar por espaços estreitos. É assim que esse roedor consegue entrar nos lugares por debaixo da porta, por meio de canos ou até mesmo pela privada.