Como namorar no pós-parto?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.

Dica Importante: Para quem está retomando a vida sexual pós parto, um bom lubrificante faz muita diferença. Por isso, recomendamos o FamiGel, ele tem a textura muito semelhante ao muco natural da mulher. Conforto acima de tudo!

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática. Outro ponto importante é que mulheres que tiveram parto normal podem sofrer com dor e serem machucadas na penetração.

Puerpério: 5 dicas para ajudar uma mãe nesse momento

  1. 1 – Não force a visita. Para começo de conversa, não force a visitação. ...
  2. 2 – Ajude com a alimentação da puérpera. ...
  3. 3 – Seja presente, mesmo que virtualmente. ...
  4. 4 – Evite dar palpites ou fazer comentários negativos. ...
  5. 5 – Se ofereça para lavar e passar roupas ou limpar a casa.

Ginecologista. Olá! Se estiver muito ressecada, com corrimento pode acontecer. Mas já pode estar marcando seu retorno para iniciar o anticoncepcional ou programar o DIU ou Implanon e seu médico irá te examinar e avaliar.

A grande maioria das mulheres apresenta desconforto ou ardência durante a relação sexual depois do resguardo que sucede ao parto. Isso porque, a maternidade traz muitas mudanças físicas e, principalmente, emocionais e hormonais no corpo da mulher.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

A gestação durante o resguardo
Embora não seja recomendado, muitas mulheres retomam a atividade sexual antes de completar o tempo de resguardo. Seja nesse período, seja após, há, sim, a possibilidade de engravidar novamente.

Olá! Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

O companheiro pode ajudar a parceira a cuidar dos curativos e medicamentos do pós-parto (caso existam), auxiliar no processo de amamentação, trocar as fraldas do bebê, dar banho, alternar com a mãe os cuidados com a criança durante a madrugada e ajudar essa mulher a ter condições de descansar na hora em que o bebê ...

É fazer do sofrimento momentâneo um período de compreensão, companheirismo e fortalecimento físico e emocional às mulheres que recém deram à luz, mas também aos pais que podem se sentir inseguros diante das novas e urgentes responsabilidades. Por isso o apoio familiar é essencial.

Ela, como mãe, tem sim autoridade na casa dela e você deve respeitar as decisões que sua nora tomou. Caso você se sinta muito incomodada com algumas escolhas em relação à criança, pergunte se você não pode ir ao médico com ela, para poder tirar suas dúvidas.

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.