Como namorar depois do resguardo?

Perguntado por: omorgado . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

Mas vale saber que ele aumenta o risco de a mulher desenvolver uma infecção, principalmente no útero. “Nesse período de recuperação, é melhor evitá-lo”, alerta o ginecologista Eduardo Vieira da Motta, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

As possibilidades de ovulação durante as primeiras 6 semanas depois do parto geralmente são muito baixas, mas não são impossíveis. Pouco depois da hemorragia pós-parto cessar e se a mãe não está amamentando exclusivamente, ela pode retomar a ovulação por volta das 10 semanas após a parto.

A gestação durante o resguardo
Embora não seja recomendado, muitas mulheres retomam a atividade sexual antes de completar o tempo de resguardo. Seja nesse período, seja após, há, sim, a possibilidade de engravidar novamente.

Após sua ruptura, o hímen não se reconstitui. Ou seja, uma vez que o hímen é rompido, a mulher ficará sem essa membrana.

Após o nascimento do bebê, a mulher passa por um período chamado resguardo, de 40 a 60 dias, em que a relação sexual não é recomendada. O principal motivo é para que o útero possa se recuperar completamente.

Mulheres que já têm predisposição à retenção de líquido são mais suscetíveis ao inchaço pós-parto. Mas, em menor ou maior intensidade, a maioria deve enfrentar o incômodo. A boa notícia é que ele desaparece entre 4 e 20 dias, em média, depois de dar à luz.

Sim, a gravidez altera um pouco o sabor do leite. Ele fica um pouco mais salgado. E é comum a mulher ter menos leite do que costumava ter. Por isso, algumas crianças estranham e podem, inclusive, não quererem mais mamar.

São eles: contraceptivo oral, injeção trimestral ou o implante subdérmico. Esses são os métodos de escolha para aquelas mulheres que preferem métodos hormonais. Eles podem ser iniciados 6 semanas após o parto e não influenciam na amamentação e no crescimento do recém-nascido.

O sintoma mais comum do rompimento do hímen é o sangramento vaginal que pode ocorrer ou não. Quando acontece é em pequena quantidade e tem coloração vermelho vivo. Em algumas mulheres o rompimento acontece, mas o hímen fica aderido às paredes da vagina sem sangrar.

O primeiro xixi após a primeira transa poder ser um pouco ardido, e essa ardência pode durar mais uns dois ou três dias. A Dra. Nicole Geovana, especialista em Medicina de Família e Comunidade, explica que a fricção que ocorre durante a penetração pode causar esse desconforto.

O tempo de cicatrizarão geralmente dura entre 5 a 7 dias. Mas pode ser mais longo em caso de complicações como infecção, mas isto é raro.

AS: “após mais ou menos 6 semanas, a barriga costuma voltar ao normal”. Entretanto, vale lembrar que esse tempo varia para cada mulher! Além disso, algumas alterações podem persistir como a flacidez da pele, a gordura localizada, a diástase do músculo reto abdominal e as estrias. 4.

Saiba como eliminar a flacidez depois da gravidez

  1. Pratique exercícios físicos. ...
  2. Procure um nutricionista para iniciar uma dieta. ...
  3. Faça sessões de drenagem linfática. ...
  4. Utilize uma cinta após o parto. ...
  5. Mantenha o hábito de usar creme hidratante. ...
  6. Beba mais água. ...
  7. Complemente sua dieta com colágeno. ...
  8. Recorra à cirurgia plástica.

A impressão de manter a barriga de gestante mesmo após o parto se dá por uma movimentação e rearranjo de órgãos, explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein. Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo.