Como murchar pneu de carro rápido?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Desenrosque o pino de metal para esvaziar o pneu ainda mais rapidamente. Com um alicate fino e comprido de mais ou menos 12 cm, gire o pino no sentido anti-horário. Com esse método, o pneu se esvaziará ainda mais rápido do que se você tivesse apenas pressionado o pino.

“O ato de esvaziar os pneus de um veículo de forma intencional, tornando-o temporariamente inutilizável pelo seu proprietário, enquadra-se, de forma inequívoca, na prática de um crime de dano nos termos do artigo 212.º do Código Penal Português“, esclareceu-nos Carlos Veiga.

SECAGEM DOS PNEUS
Para fazer a secagem você só precisa de um pano limpo de microfibra (felpudo e macio). Secar totalmente cada pneu evita o aparecimento de ferrugem e permite que a aplicação de produtos finalizadores (proteção e brilho) tenha o efeito desejado. Então, capriche na secagem!

Devido as constantes mudanças de temperatura como dias quentes, frios e chuvosos, o material que está em contato com o solo sofre algumas alterações fazendo com que as moléculas de ar escapem, isso faz com que a pressão de inflação diminua, portanto, é comum que os pneus acabem murchando.

Se a pressão dentro do pneu for alta demais, apenas a sua parte central vai tocar no solo. Na prática, apenas o centro do pneu vai “gastar” quando rodar, e você desperdiçará um belo pneu. Não existe segredo nesse caso: basta calibrar bem o próximo pneu que comprar.

Para você ter uma ideia, um pneu cheio demais pode comprometer o sistema de suspensão que receberá muito mais impacto do que deveria. Da mesma maneira, um pneu vazio demais aumentará o contato com o asfalto e, consequentemente, o atrito, elevando o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

Então, embora pareça óbvio, o que não se deve fazer em hipótese alguma é tirar aquele prego ou parafuso do pneu, pois enquanto ele estiver encravado ali, estará vedando a saída rápida do ar pelo furo. VEJA TAMBÉM: Pneu: errado conferir apenas as medidas.

E o que acontece é que esse prazo de 5 a 6 anos é quanto dura o composto da borracha em suas condições originais, mantendo todas as suas características de elasticidade, densidade e aderência, para que o pneu tenha um bom comportamento e dê ao carro um bom desempenho.

O elemento mais conhecido por desgastar um pneu e, portanto, diminuir sua vida útil é a calibração. É por isso que é importante ficar de olho e verificar se os pneus estão bem calibrados. Um pneu com pressão em excesso ou de menos vai se “deformar” durante o uso e gastar mais ou menos em uma parte específica.

Rodar com pneus murchos é a primeira condição para ter como resultado um desgaste prematuro e irregular. Já dissemos que a falta de pressão distorce a aderência com o solo. Só que, além do risco de acidentes, essa também é a condição perfeita para acelerar o desgaste das bordas externas (ou ombros) do pneu.

Ele é causado justamente pela irregularidade do contato entre o pneu e o solo, que força o componente e acelera o desgaste do pneu. Quando esse problema não é sanado e o desgaste na extremidade da banda de rodagem se acentua, o dano pode chegar até a estrutura do pneu, revelando a camada de arame.

Os furos geralmente são provocados por objetos pontiagudos como pregos, parafusos, pedras e vidros partidos. Até mesmo o fato de encostar o pneu no meio fio, dependendo do ângulo e da velocidade, pode ser suficiente para o pneu furar.

5 - Limpeza
A explicação para isso é que produtos químicos com gasolina, thinner ou querosene atacam a borracha do pneu, provocando a deterioração precoce do material.

Pyrolysis: Borracha aquecida em um forno fechado, derrete o pneu até transformar-se em sua matéria original.

Uma das formas mais efetivas de saber se um dos pneus está furado ou murcho, é através da direção. Quando o carro está em movimento, no instante que pisamos no freio, pneus descalibrados tendem a deslocar o veículo para uma das laterais, saindo da rota.

O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras. Essa diferença se dá porque o pneu traseiro é maior, porque é ele que aguenta o peso do passageiro e da carga.

Alinhamento ou balanceamento
Dessa forma, fica até um pouco óbvio perceber o motivo de um pneu estar gastando por fora, caso a roda esteja desalinhada. Se a roda estiver em um nível mais baixo que as demais, o pneu será muito mais pressionado ao solo e por consequência, irá desgastar mais rapidamente.

Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.