Como mudar pensamentos repetitivos?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Mas estas estratégias podem ajudar:

  1. Descubra quais são os gatilhos dos pensamentos obsessivos. ...
  2. Escreva seus pensamentos obsessivos. ...
  3. Interrogue seus pensamentos obsessivos. ...
  4. Pratique atenção plena. ...
  5. Crie um plano de ação. ...
  6. Saia para uma caminhada. ...
  7. Visualize uma placa de “pare” ...
  8. Ocupe-se com alguma tarefa.

Portanto, para mudar os comportamentos repetitivos você precisa olhar para dentro de si e identificar o que você está tentando esconder. Não é um trabalho fácil e será doloroso enfrentar o seu verdadeiro problema, porém essa é a única forma de você voltar a ter controle das suas ações.

As medicações usadas para o TOC são: Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS): representados pela Fluoxetina, Fluvoxamina, Sertralina, Paroxetina, Citalopram e Escitalopram, esses medicamentos normalmente são considerados como primeira escolha para o tratamento do TOC.

Olá! Não será medicamento algum que irá tirar você do quadro depressivo e sim terapia! Busque por terapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia!

  1. Faça exercícios físicos e mentais. Os exercícios físicos são importantes e extremamente vantajosos para a saúde e todo mundo sabe. ...
  2. Leia. ...
  3. Respire de forma consciente. ...
  4. Organize os setores da sua vida. ...
  5. Não evite os pensamentos. ...
  6. Controle seus pensamentos. ...
  7. Seja positivo. ...
  8. Medite.

Faça algo divertido.
Leia um livro, ouça música, jogue vídeo-game ou dê uma volta. Faça qualquer coisa que faça você se sentir melhor. Concentre-se em distrações positivas. Quanto mais pensamentos positivos você tiver, menos poder os pensamentos assustadores terão sobre si.

Crie uma lista dos seus pensamentos incómodos e/ou negativos. Um exame das suas distorções cognitivas irá permitir-lhe ver as suas distorções mais utilizadas. Além disso, este processo vai permitir-lhe pensar sobre o seu problema ou situação de forma mais natural e realista.

Que faz sempre a mesma coisa; que volta a acontecer novamente; recorrente, frequente. Que tende a ser chato ou monótono por se repetir muitas vezes; enfadonho, entediante.

A repetição é um comportamento associado à perda da memória.
As perguntas repetitivas podem demonstrar que o portador de DA possui alguma preocupação específica no momento. Também pode ser uma maneira de tentar lidar com ansiedade ou insegurança. Ainda pode ser a maneira encontrada de manejar alguma frustração.

Você pode tentar “reinicializar” através da meditação. Uma meditação de um minuto pode ser suficiente para você reinicializar, respirar fundo, manter a calma e esvaziar a cabeça. Com a mente mais tranquila e vazia, você pode tentar preenchê-la com pensamentos positivos.

Os medicamentos que podem ser indicados pelo psiquiatra para ajudar na gestão da Síndrome do Pensamento Acelerado são os ansiolíticos, que combatem a ansiedade, e os antidepressivos, caso haja depressão associada.

A ansiedade é o medo de que algo no futuro possa acontecer e você sente que não tem recursos suficientes para lidar com isso. Quando ela é exagerada, ocorrem as distorções cognitivas sim. Ou seja, os seus pensamentos passam a se distanciar da realidade porque a percepção dos fatos fica alterada.

A principal característica do TOC é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. Entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira.

Causas de pensamentos intrusivos
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, pensamentos intrusivos são mais comuns entre os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), sendo também uma característica da ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .

Confira Os 7 Passos Para Equilibrar Corpo e Mente

  1. 1 – Expresse suas Emoções. Muitas pessoas possuem dificuldades para expressar suas emoções e optam por silenciá-las. ...
  2. 2 -Tome as Rédeas da sua Vida. ...
  3. 3 – Foque nas Soluções. ...
  4. 4 – Tenha Amor Próprio. ...
  5. 5 – Exercite o Perdão. ...
  6. 6 – Seja Você Mesmo. ...
  7. 7 – Mantenha o Bom Humor.

5 atitudes que afastam os pensamentos negativos

  1. Identifique os pensamentos negativos. ...
  2. Acostume-se a ver o lado bom das coisas. ...
  3. Não alimente os pensamentos negativos. ...
  4. Pratique ioga ou meditação. ...
  5. Enfrente os seus problemas e medos.

Quem pode ter esses tipos de pensamentos? Pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), distúrbios alimentares, ansiedade e depressão são mais suscetíveis a terem pensamentos indesejáveis. A ansiedade é caracterizada por uma preocupação excessiva com o futuro.

Imaginar a todo tempo que o pior está prestes a acontecer com você e a quem ama demanda mais energia do que imagina. Este é mais um fator incentivador de pensamentos ruins no subconsciente. Desligue-se um pouco das tragédias, alimente a ideia de que está tudo bem e todos estão seguros.