Como mudar o padrão de segurança do Wi-Fi?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Acesse o campo “Ajustes Básicos; No campo Rede Wi-Fi, selecione “Opções de segurança”, “Autenticação de Rede”, em seguida WPA2-PSK; Em “Senha PSK”, basta alterar a senha; Para finalizar, salve as configurações.

WEP, WPA e WPA2 são protocolos de segurança Wi-Fi que protegem as conexões sem fio. Eles ocultam os seus dados e protegem suas comunicações, ao mesmo tempo em que bloqueiam hackers na sua rede. Geralmente, o WPA2 é a melhor opção, embora use mais processamento para proteger sua rede.

Encontre o ícone de conexão Wi-Fi na barra de tarefas e clique nele. Em seguida, clique em Propriedades abaixo de sua conexão Wi-Fi atual. Role para baixo e procure os detalhes do Wi-Fi em Propriedades. Aqui, procure por Tipo de Segurança, que exibe seu protocolo Wi-Fi.

O WPA2 e WPA3 autenticam cada conexão e fornecem criptografia AES de 128 bits para ajudar a garantir a confidencialidade dos dados transferidos sem fio. Isso proporciona aos usuários o maior nível de segurança de dados, que permanecem protegidos durante o envio e recebimento de comunicações em conexões de rede Wi-Fi.

Com o WPA3, a criptografia entre o dispositivo de um usuário e a rede é específica e individualizada, e os usuários não precisam usar senhas. No WPA2, um dispositivo e os dados nele podem ser comprometidos quando um hacker rompe a criptografia da rede.

Você pode encontrar essa chave de criptografia no manual do roteador.

Para ter uma proteção mais completa, você deve usar apenas o WPA2 com AES, ou seja, o mais recente protocolo de segurança Wi-Fi e a mais recente criptografia.

Em Status de Wi-Fi, selecione Propriedades da Conexão Sem Fio. Em Propriedades de Rede Sem Fio, selecione a guia Segurança e marque a caixa de seleção Mostrar caracteres. Sua senha de rede Wi-Fi é exibida na caixa Chave de segurança de rede.

Isso significa que sua rede Wi-Fi não é protegida por senha e, portanto, é muito vulnerável a ataques. Segurança fraca da rede Wi-Fi: descobrimos que seu roteador usa o método de criptografia WEP, que é muito fraco e desatualizado. Sua rede Wi-Fi pode estar protegida por senha, mas ainda é muito vulnerável a ataques.

O que é WPS do roteador? É a sigla para “Wi-Fi Protected Setup” ou Configuração de Wi-Fi Protegido, em tradução livre. Ele serve para agilizar a conexão de dispositivos no roteador, deixando de lado as senhas. Na parte técnica, essa ferramenta grava um código com oito dígitos no modem, para acessar a rede.

A chave de segurança é um protocolo que criptografa os dados transmitidos por Wi-Fi. Ela também é chamada de chave de criptografia ou chave WEP (Wired Equivalent Privacy).

O Modo de Segurança com Rede adiciona os drivers de rede e os serviços que você precisará para acessar a Internet e outros computadores em sua rede. Selecione as seções a seguir para descobrir como iniciar o computador no modo de segurança em Configurações, na tela de entrada ou em uma tela preta ou em branco.

No smartphone Android, acesse myaccount.google.com/security. Em "Como fazer login no Google", selecione Verificação em duas etapas. Talvez seja necessário fazer login. No canto inferior esquerdo, toque em Adicionar chave de segurança.

O WPA3 é melhor que o WPA2? Sim, o WPA3 é mais seguro do que o WPA2 porque usa Simultaneous Authentication of Equals (SAE) em vez de Pre-Shared Key (PSK), entre outras coisas.

Verifique as configurações de rede
Vá para o aplicativo Configurações e selecione Wi-Fi. Procure a rede à qual você está tentando se conectar e verifique se o tipo de segurança está definido como WPA2. Se não estiver, você precisará alterá-lo para se conectar com segurança.

De qualquer forma, uma boa senha sempre deve conter letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, como @, # e !.

WPA/WPA2 Personal e WPA/WPA2 Enterprise são protocolos de segurança usados para proteger a privacidade ao criptografar os dados transmitidos pela rede sem fio.