Como mudar o foco do pensamento?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Sempre que perceber que está sofrendo com algum pensamento, comportamento ou sentimento, comece a sorrir imediatamente. Mesmo que seja algo forçado inicialmente, se esforce para sorrir – e até gargalhar – e trazer a emoção positiva para aquela situação. Não precisa fazer sentido. Simplesmente ria.

O bom é que você pode mudar os seus pensamentos. Mudar para algo positivo que lhe ajude a conquistar os seus sonhos. Reprogramação da mente é justamente condicionar o cérebro a pensar de uma nova forma. Diferente e melhor do que se pensava anteriormente.

Quem pode ter esses tipos de pensamentos? Pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), distúrbios alimentares, ansiedade e depressão são mais suscetíveis a terem pensamentos indesejáveis. A ansiedade é caracterizada por uma preocupação excessiva com o futuro.

Você pode tentar “reinicializar” através da meditação. Uma meditação de um minuto pode ser suficiente para você reinicializar, respirar fundo, manter a calma e esvaziar a cabeça. Com a mente mais tranquila e vazia, você pode tentar preenchê-la com pensamentos positivos.

Crie uma lista dos seus pensamentos incómodos e/ou negativos. Um exame das suas distorções cognitivas irá permitir-lhe ver as suas distorções mais utilizadas. Além disso, este processo vai permitir-lhe pensar sobre o seu problema ou situação de forma mais natural e realista.

Atualmente existem diversas técnicas para reprogramar a mente. Algumas são muito conhecidas, como a meditação, yoga, reiki, PNL e outras terapias holísticas. Aqui na OMNI, nós acreditamos mesmo é na auto-hipnose!

6 dicas de como relaxar a mente após o trabalho

  1. Invista na meditação.
  2. Leia um livro.
  3. Pratique uma atividade física.
  4. Faça um passeio relaxante.
  5. Evite consumir notícias antes de dormir.
  6. Tenha uma boa noite de sono.

Imaginar a todo tempo que o pior está prestes a acontecer com você e a quem ama demanda mais energia do que imagina. Este é mais um fator incentivador de pensamentos ruins no subconsciente. Desligue-se um pouco das tragédias, alimente a ideia de que está tudo bem e todos estão seguros.

Técnicas/etapas que ajudam na reprogramação mental

  1. Hipnose e Auto-hipnose. A hipnose trabalha diretamente com a mente subconsciente. ...
  2. Hábitos saudáveis. Os hábitos saudáveis devem fazer parte da rotina das pessoas que desejam mudar as suas vidas. ...
  3. Visualização. ...
  4. Afirmações. ...
  5. Programação Neolinguística (PNL)

Escitalopram. Indicado para pacientes depressivos e ansiosos, além dos que apresentam síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno de ansiedade social, é um dos medicamentos mais recomendados pelos médicos.

A principal causa para o desenvolvimento de POC são os estados de Ansiedade gerados por experiências traumáticas do passado, nomeadamente Ataques de Pânico. Em resposta ao medo, e de forma a baixar os níveis de Ansiedade sentidos, desenvolvem-se pensamentos obsessivos e/ou comportamentos compulsivos e repetidos.

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas. Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

As medicações usadas para o TOC são: Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS): representados pela Fluoxetina, Fluvoxamina, Sertralina, Paroxetina, Citalopram e Escitalopram, esses medicamentos normalmente são considerados como primeira escolha para o tratamento do TOC.

Nosso coração nos informa quando erramos, quando estamos além do permitido. Nós não só pecamos em ATOS, pecamos também em PENSAMENTOS.

Sim, é normal. É gostoso fantasiar, mas cuidado: a fantasia leva a pessoa a se alienar da realidade. Mas se isso acontece com frequência é importante entender o motivo de estar acontecendo. Sugiro sessões de psicoterapia.